Menu

Jenilson e comitiva visitam município de Cametá para conhecer produção de açaí nativo

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

“Com incentivo, crédito e assistência técnica, podemos colocar Acre no mapa do mercado exportador de açaí”, disse Jenilson Leite (PSB) ao visitar o município de Cametá (PA). A visita conheceu uma das mais de 500 ilhas que compõem o município e que são todas produtoras de açaí nativo.


“Não temos apenas o vinho do açaí como produto final, do fruto podemos fazer café, chocolate, bebidas alcoólicas, produtos cosméticos e até móveis, e isso nós podemos fazer no nosso estado para alcançar geração de emprego e renda para muitos acreanos”, destacou Jenilson.

Publicidade

O município de Cametá é composto por mais de 500 ilhas, todas produtoras de açaí nativo exportando por dia 100 mil latas do fruto, gerando uma receita ao município 2 milhões dia ao município.


Para o extrativista Antônio Pacheco, a atividade de colheita do fruto é um momento que envolve muitas famílias, “Desde 2005, ano que começamos a extrair o açaí de forma comercial, foi ano que mudança financeira na vida de muitos ribeirinhos, hoje no período mais forte de produção, que é em agosto, muitas famílias ribeirinhas se mobilizam para extrair o açaí e assim fomentar a economia regional”.


A comitiva estará neste domingo conversando com possíveis investidores e na segunda-feira visitará a sede da Embrapa no estado.


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido