Menu

Fraudes cresceram apenas no Acre e 6 estados na Black Friday

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

A consultoria Konduto divulgou no fim de novembro o Balanço das Fraudes na Black Friday 2021. O Rio de Janeiro se destacou por concentrar 35,7% das tentativas de fraudes da Black Friday 2021. São Paulo foi responsável por 21,5% dos ataques. Ou seja, os dois estados reuniram 57,3% das ocorrências no Brasil.


Já o Acre se destaca por ter apenas 0,17% do volume total dos ataques identificados pela Konduto. Roraima e Distrito Federal não tiveram dados o suficiente para análise, por isso não estão inclusos aqui.

Publicidade

No entanto, no caso do Acre, houve crescimento de 0,12% para 0,17% nas tentativas de fraude entre 2020 e 2021.


“Apenas Acre, Amapá, Amazonas, Pará, Rio de Janeiro, Rondônia e Tocantins tiveram aumento no índice de golpes durante a Black Friday”, diz a Konduto.


Mas nem tudo são espinhos no mundo das fraudes. Por exemplo, São Paulo teve uma redução de 8,6% na porcentagem de tentativas de 2020 para 2021 a nível Brasil. Assim, o estado deixou de ser responsável por 40% das fraudes do país no período anterior para representar pouco mais de 20%.


Outras localidades que também apresentaram redução na representatividade de um ano para outro, ainda que em menor número, foram: Alagoas, Espírito Santo, Minas Gerais, Paraná, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul e Santa Catarina.


“Segundo nossa análise, as pessoas realmente se habituaram a fazer compras on-line, especialmente por conta dos limites impostos pela pandemia da Covid-19. Assim, quem já usava o e-commerce, continuou usando. Quem não usava, gostou da experiência e passou a usar – inclusive na Black Friday”, diz o relatório da Konduto.


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido