Categories: Destaque 6 Notícias Política

Fronteira com o Acre, Pando já enfrenta 4ª onda de Covid-19

Published by
Raimari Cardoso

O médico Danny Hugo Mendoza Ojopi, diretor técnico do Serviço Departamental de Saúde (Sedes) vinculado à Secretaria de Desenvolvimento Humano e Social do Governo de Pando, na Bolívia, informou recentemente que o departamento vizinho ao Acre está na terceira semana da quarta onda de Covid-19.


No município de Porvenir, cuja sede fica a 35 quilômetros de Cobija, foi registrada uma morte nos últimos dias de um paciente positivado para o coronavírus. Desde agosto passado não eram registrados óbitos em Pando. A vítima, um jovem de 17 anos, não tinha tomado nenhuma dose da vacina contra a Covid-19.


Pando tem um acumulado de 7.087 casos de Covid-19 desde o começo da pandemia, com 325 mortes. A esmagadora maioria desses casos, 5.354, se concentra em Cobija, a capital do departamento, que faz fronteira com as cidades acreanas de Brasiléia e Epitaciolândia.


O diretor Danny Hugo Mendoza também afirmou que as atividades de testagem em massa para a população em geral e vacinação são realizadas em todas as unidades de saúde do departamento como parte do plano de contenção da comunidade para quarta onda do Covid-19.


A informação da saúde boliviana preocupa no lado acreano por conta do trânsito livre entre os dois países, especialmente depois da confirmação da chegada da nova cepa batizada de ômicron. Com uma situação de aparente tranquilidade, várias cidades acreanas programam realizar eventos populares na virada do ano.


O governo do Acre, depois de confirmar que realizaria a festa de réveillon em Rio Branco, após um ano sem a comemoração, voltou atrás e afirmou, nesta segunda-feira (29), que analisa se o evento vai realmente acontecer. O pedido de prudência com o assunto foi feito pelo governador Gladson Cameli à sua equipe.


No começo de novembro, o secretário de Empreendedorismo e Turismo (SEET) do Acre, Jhon Douglas da Costa Silva, afirmou que a festa seria realizada em parceria com a prefeitura da capital, por meio da Fundação Garibaldi Brasil, que estudava fazer a festa de réveillon em dois locais: na Gameleira e no Mercado Velho.


Share
Published by
Raimari Cardoso

Recent Posts

No Acre, empresária que divulga “Jogo do Tigrinho” é alvo de operação da Polícia Civil

A Polícia Civil realizou na manhã desta terça-feira, 23, a segunda fase da operação Jackpot,…

23/04/2024

Dupla é presa ao retirar encomenda com mais de 1 kg de maconha

Um haitiano e um brasileiro foram presos pela Polícia Federal nesta segunda-feira (22) ao retirar…

23/04/2024

Moradores prendem carro de transporte escolar em protesto na zona rural do Juruá

Moradores do Ramal do Darcy, um braço do Ramal 3 da BR-364, em Cruzeiro do…

23/04/2024

Tadeu Schmidt elogia Davi ao mencionar sucesso do BBB 24: ‘Mérito’

O jornalista e apresentador Tadeu Schmidt foi o primeiro convidado da nova temporada do programa 'Conversa com Bial',…

23/04/2024

Justiça condena hotel de pet a indenizar tutora por morte de cão

Um hotel de pet foi condenado pela Justiça, em Rio Branco (AC), pela morte de…

23/04/2024

Adolescente de 17 anos é apreendida após tentar matar professor a facadas

Uma adolescente de 17 anos foi apreendida nesta quarta-feira (22) por ato infracional análogo à…

23/04/2024