Uma pesquisa econômica aplicada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), mostrou que o Rio Branco é a capital onde a inflação do ovo apresentou alta de 35% nos últimos 12 meses.
De acordo com os dados, antes, a unidade do item alimentício custava em média, 25 centavos e máxima de 50, nos últimos meses analisados, a unidade do ovo está custando R$ 75 centavos nos estabelecimentos comercias.
O economista Rubicleis Silva, disse em entrevista à Rede Amazônica nesta segunda-feira, 29, que o cenário tende a piorar. Para ele, o aumento no ovo tem a ver com as recentes altas no preço da carne, galinha e demais proteínas. “Com o aumento na demanda, as pessoas tenderam a consumir mais ovos, naturalmente houve aumento. Não temos perspectiva de melhora, ela tende a piorar, o Banco Central errou todos os números da inflação, eles deram margem de 5% e já estamos em 10%”, explicou.
O economista destacou que a inflação no Acre está em alta em 2021, gerando o aumento excessivo dos preços. “Vamos chegar a 15%. Com isso a inflação tende a ser maior do que projetado”, encerrou.