Menu

Funcionárias alegam que não ofenderam paciente com depressão no Pronto Socorro

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

As técnicas de enfermagem, Socorro Pinto e Rosa Maria de Oliveira, que foram afastadas dos cargos no Pronto-Socorro de Rio Branco, após serem flagradas fazendo comentários de deboche durante o atendimento a uma paciente que tentou suicídio, concederam entrevista ao Gazeta Alerta da Rede Gazeta nesta quarta-feira (23). 


Na entrevista, as duas negaram comentários preconceituosos contra a mulher com problemas depressivos, identificada pelo nome de Williane Silva. De acordo com Socorro Pinto, em nenhum momento houve agressões contra a paciente. 

Publicidade

“Nós nem sabíamos que ela tava por suicídio, uma senhora chegou e falou que o único neto que ela tinha tava querendo se matar, então, eu falei que eu tinha um filho que tava querendo se matar e comentei com ele pra ir ao cemitério pedi pra jogar logo terra em cima de dele. E a minha colega [Rosa Maria] contou a história do tio dela para a mulher que estava muito abalada. Aí a mulher que gravou o vídeo foi até a gente e disse que estava filmando. E eu falei que não tinha feito nada de mal pra ela, mas, apenas dando conselho pra mulher da mesa”, explicou.


Já a funcionária Rosa Maria de Oliveira, disse que a polêmica frase dita a paciente com depressão ‘se mata logo’ tinha um sentido diferente e não o interpretado no momento dos fatos.  “Quando eu era adolescente, meu pai tinha um irmão que tentou suicídio, ele simplesmente se trancou em um local e lá ele tava tentando se matar e os vizinhos chamaram meu pai que disse a ele, se você quiser se matar, se mate logo ou então abra essa porta que estou aqui. Então, ele abriu a porta e abraçou meu pai que levou meu tio para casa e conversou com ele. Foi apenas uma história que eu estava contando”, alegou. 



Paciente que se sentiu ofendida contesta


Entretanto, a paciente que gravou o vídeo, Williane Silva, 24 anos, contesta as declarações das profissionais da saúde, para ela, houve deboche e falta de preparo para lidar com o problema. “Eu fui informada que o hospital de saúde mental estava em reforma e que precisava ser atendida na observação adulta e assim foi feito. Eu pedi uma medicação para dormir porque os sintomas se intensificam naquele momento, então eu precisava dormir para preservar minha vida. Fui informada que não havia outra medicação, que teria que guardar o celular e dormir. Eu acabei pegando o soro, jogando no chão e suplicando por ajuda pois não aguentava mais. Deixando claro que não pode ficar com acompanhante, sendo que vários estavam, mesmo minha acompanhante alegando que eu poderia cometer suicídio, elas não deixaram”, comentou.


Por fim, a paciente destacou que os profissionais da saúde fazem campanha do Setembro Amarelo, mas, na prática, é diferente. “As pessoas não têm respeito pela gente”, disse. 


O Ministério Público do Acre, inclusive, já sugeriu a abertura de uma investigação para apurar a situação.


video
play-rounded-fill

 


 


 

Publicidade

 


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido