Menu

Pesquisar
Close this search box.

Nasa lança nesta quarta-feira (24) missão para mudar direção de asteroide

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

A Nasa lança nesta quarta-feira (24) A missão DART, que ajudará a determinar se bater intencionalmente uma espaçonave em um asteroide é uma maneira eficaz de mudar seu curso. O asteroide alvo do DART não é uma ameaça para a Terra.


O lançamento do DART está programado para 1h20 (hora de Rio Branco) em um foguete SpaceX Falcon 9 da Base da Força Espacial de Vandenberg na Califórnia.

Anúncios


A cobertura do lançamento ao vivo na Nasa Television começará uma hora antes. A espaçonave é projetada para se dirigir para impactar um asteroide enquanto viaja a uma velocidade de aproximadamente 15.000 milhas por hora (24.000 quilômetros por hora).


Seu alvo é o asteroide moonlet Dimorphos (grego para “duas formas”), que orbita um asteroide maior chamado Didymos (grego para “gêmeo”). No outono de 2022, o DART impactará Dimorphos para mudar sua órbita dentro do sistema de asteroides binários Didymos.


O sistema Didymos é o candidato ideal para o DART porque não representa uma ameaça real de impacto para a Terra, e os cientistas podem medir a mudança na órbita de Dimorphos com telescópios terrestres.


(Fonte: Nasa)


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido