Menu

Acre segue como o estado da Região Norte com menor taxa de ocupação de UTI

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

Em um novo Boletim do Observatório Covid-19 da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), divulgado essa semana, aponta que o estado do Acre tem o menor percentual de ocupação de leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) da região norte.


Segundo os dados analisados, destacam que o Acre tem apenas (4%) de ocupação de leitos de UTI, seguido de Amazonas (27%), Roraima (29%), Pará (54%), Amapá (18%), Tocantins (15%), Maranhão (24%), Piauí (58%), Ceará (42%), Rio Grande do Norte (49%), Paraíba (24%), Pernambuco (52%), Alagoas (30%), Sergipe (17%), Bahia (35%), Minas Gerais (16%), Espírito Santo (53%) Rio de Janeiro (27%), São Paulo (23%), Paraná (31%), Santa Catarina (38%), Rio Grande do Sul (54%), Mato Grosso do Sul (30%), Mato Grosso (34%), Goiás (29%) e Distrito Federal (58%). Rondônia é o único estado na zona de alerta intermediário.

Publicidade

No entanto, os dados monitorados pelo Observatório apontam a manutenção das tendências de queda dos indicadores (casos, óbitos e taxas de ocupação de leitos) relacionados à transmissão da doença.


Além disso, os pesquisadores frisam que as medidas de contenção da doença precisam ser mantidas. “Eles chamam atenção para o abandono das ações preventivas no Brasil, especialmente a liberação do uso das máscaras e o relaxamento das medidas de distanciamento físico. Segundo os cientistas, além de ser consequência da baixa adesão populacional, este cenário é principalmente um reflexo do desincentivo dos governos nos diferentes níveis para sua adoção”, ressaltou.


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido