Menu

Rio Branco tem menor índice de adultos com diabetes do Norte

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

Dados da pesquisa Vigitel, divulgada pelo Ministério da Saúde, mostram que a capital do Acre, Rio Branco,  tem o menor percentual de pessoas adultas atingidas pela doença da Diabetes na Região Norte, com apenas 4,4%.


Em primeiro lugar está a capital do Amazonas, Manaus, que tem 7,3%, seguido de Belém no Pará, com 6,9%, Boa Vista no Amapá, com 6,4%, Porto Velho em Rondônia, com 5,7%, Palmas no Tocantins com 5,6% e Macapá, no Amapá, com 4,7%.

Publicidade

Os números da pesquisa destacam que a Diabetes acomete 10% da população mundial, já no Brasil, o percentual de atingidos chega a 8,5%. Os números alegam que 95% das pessoas tem diabetes tipo 2 que está relacionado ao estilo de vida e também ao histórico familiar.


A diabetes é caracterizada pela produção insuficiente ou má absorção de insulina, hormônio que regula a glicose no sangue. Por isso, quando mal controlada, a doença pode causar infarto do miocárdio, acidente vascular cerebral, insuficiência renal, cegueira e amputações dos pés ou pernas, por exemplo.


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido