Menu

Pesquisar
Close this search box.

Sudam apresenta dia 19 nova zona de desenvolvimento ao Acre

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

Entre os dias 17 e 19 de novembro, a Superintendência de Desenvolvimento da Amazônia (Sudam) realiza encontros técnicos voltados para a Zona de Desenvolvimento Sustentável Abunã-Madeira nos estados do Amazonas, Acre e Rondônia.


O encontro no Acre será dia 19 de novembro.

Anúncios


O objetivo da Sudam, responsável pelo planejamento da ZDS, apresentar para os governos estaduais e demais entidades envolvidas, a estrutura do Documento Referencial, a metodologia adotada, a problemática socioeconômica, e os quatro cenários alvos de intervenção elencados no documento, para conhecimento e posterior validação.


Também será apresentada uma proposta de governança estruturada em um Núcleo Provisório de Gestão, até que se defina a governança definitiva instituída através de decreto.


Ainda, serão apresentadas as ações indicadas no quadro resumo do documento referencial. A ideia é que a partir daí sejam elaboradas propostas para a construção de um plano de ação dessa zona, que pretende ser um case de sucesso quando se trata de oferecer alternativas factíveis para os desafios da Amazônia.


O projeto da ZDS nasceu nos três estados e inicialmente foi chamado de Amacro pelos seus primeiros idealizadores. Contudo, posteriormente esse projeto inicial levou à cooperação técnica entre a Superintendência do Desenvolvimento da Amazônia (Sudam) e a Suframa – com o apoio de outras instituições como a Embrapa e secretarias dos estados envolvidos.


A ZDS engloba 32 municípios localizados no sul do Amazonas, leste do Acre e noroeste de Rondônia, cuja área total é de 454.220 km² e com população estimada para 2020 de aproximadamente 1,7 milhão de pessoas. Trata-se de região emblemática, tanto em relação aos desafios ambientais quanto à necessidade de desenvolvimento socioeconômico.


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido