Menu

Presidente da OAB no Acre, Erick Venâncio é vítima de golpe

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

O presidente da Ordem dos Advogados do Brasil Seccional Acre (OAB-AC), Erick Venâncio, revelou na tarde desta terça-feira, 16, que vem sendo vítima do golpe do WhatsApp.


Por meio das redes sociais, o advogado alertou sobre o crime. “Estão se passando por mim através do WhatsApp. Se você recebeu uma mensagem do número (68) 99906-3775, bloqueie”, pediu.

Publicidade

Erick não é a primeira autoridade local a ser vítima do mesmo golpe. Recentemente, a Polícia Civil do Acre emitiu alerta sobre as novas modalidades de golpes aplicados, especialmente com o uso de tecnologia de comunicação.


Há pelo menos duas modalidades de golpes no WhatsApp, uma delas algo como o “WhatsApp sequestrado” e outro “WhatsApp falso”. Atualmente, golpistas mandam mensagem pedindo dados, por exemplo, para cadastro de vacinação. Outros, envolvem negociação em portais de compra e venda, como a OLX. Ao acessar os contatos do celular, passa a pedir dinheiro se passando pela vítima.


Ao pedir transferência, o golpista informa conta de outro Estado. O ´WhatsApp falso´ usa foto do usuário com um número de telefone qualquer. “A pessoa não pode repassar o código de seis dígitos que chega via MSM”, disse o delegado.


As delegacias regionais estão cuidando desse tipo de caso e não há unidade especializada em crime cibernético. A vítima deve ´printar´ as mensagens e divulgar em suas redes avisando que está sendo vítima de golpe. No caso de transferência, avisar ao banco para tentar bloquear a remessa. Cópias, prints e o máximo de informações são fundamentais para uma investigação mais precisa.


Uma medida preventiva é a habilitação em duas etapas no WhatsApp. São oito a dez modalidades de golpes aplicadas diariamente.



INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido