Menu

Debate da OAB/AC começa acalorado sobre precatórios

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

O candidato à presidência da Ordem dos Advogados do Brasil Seccional Acre (OAB-AC), Rodrigo Aiache, foi o sorteado para fazer a primeira pergunta ao concorrente, Erick Venâncio, que disputa a reeleição da Ordem. A primeira pergunta baseada no primeiro tema foi “Atuação da OAB em Defesa da Sociedade”. Aiache questionou Venâncio sobre o caso dos precatórios, que está em evidência atualmente.


“Por que a OAB não se posicionou sobre esse tema de maneira oficial e institucional?”, indagou Rodrigo. Erick respondeu que, assim como o que vem observando no decorrer da eleição da OAB, Aiache propôs mais uma provocação com a pergunta. “Uma acusação infundada feita pelo ex-procurador-geral de Justiça. Espero que seja investigado [o caso], inclusive pedi investigação ao MP e ao TJ. A OAB não se manifestou porque isso é um assunto que foi lançado no ambiente político e a OAB não é comentarista geral de tudo que acontece nesse estado. A OAB tem que ser voltada para o advogado, melhoria da qualidade de vida ao advogado”.

Publicidade

Venâncio se disse surpreso pelo fato de o colega levantar esse tema no debate, tratando-se apenas de uma acusação e de o tratar como alvo de culpa. “O que estamos vendo aqui é uma cortina de fumaça, estou aqui para discutir o futuro da advocacia”.


Na réplica de Aicahe, ele discordou da resposta de Erick sobre a falta de posicionamento da OAB na questão dos precatórios. “A OAB sempre se posicionou e sempre foi chamada em temas importantes. E em nenhum momento acusei o senhor, só perguntei. Talvez a OAB não tenha se posicionado porque nossa OAB hoje é totalmente ligada ao executivo”.


Na tréplica, Erick disse que estava no debate para falar sobre o futuro da advocacia. “Meu adversário já chega aqui politizando um tema que não deve ser politizado. Jamais acusei ele de ser de qualquer partido por relação de parentesco que ele tenha, jamais fiz isso com ninguém, mas ele já chega aqui acusando nossa instituição, que é apartidária por natureza, nos acusando de ter qualquer vinculação com o governo. Na minha gestão, a OAB já brigou com o governo, judiciário e o MP. A OAB quer o bem da advocacia. Meu partido é a OAB”.


Assista ao debate:

video
play-sharp-fill

 


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido