No período de janeiro a outubro de 2021, o Acre apresentou uma queda expressiva nos índices de Mortes Violentas Intencionais (MVI) bem como redução nos índices de roubo em Rio Branco, segundo afirma o Observatório de Análises Criminais do Núcleo de Apoio Técnico (NAT) do Ministério Público do Estado do Acre (MPAC).
A redução apontada pelo informativo mensal sobre indicadores de violência de acompanhamento prioritário foi de 37,3% das Mortes Violentas Intencionais e diminuição de 4% nos roubos ocorridos na capital, tomando como referência o mesmo período de 2020.
Segundo o MP acreano, a divisão territorial administrativa do Sistema de Segurança Pública do estado distribui-se em dez regionais, das quais nove apresentam redução satisfatória nos índices de MVI, considerando os níveis toleráveis do ponto de vista social, histórico e criminológico.
Outro dado importante do informativo diz respeito ao comportamento da taxa de MVI por grupo de 100 mil habitantes, pois os números demonstram que desde o ano de 2016 a taxa do Acre é maior do que a nacional, porém, com comportamento decrescente que tende a posicioná-lo, em 2021, entre os estados com taxa abaixo da taxa média nacional.
Para a equipe do Observatório, o comportamento dos índices têm relação direta com o conjunto de ações preventivas e repressivas desenvolvidas pelos atores que compõem o Sistema de Justiça Criminal, cujo formato de execução das competências institucionais demonstra observância na otimização e no emprego dos recursos humanos e logísticos/tecnológicos.
A coordenadora do NAT, promotora de Justiça Marcela Ozório, enalteceu a integração existente entre as instituições que formam o Sistema de Justiça Criminal – órgãos dos Poderes Executivo e Judiciário em todos os níveis da Federação, que atuam de forma confluente para diminuir a sensação de insegurança na sociedade acreana.
“É importante a contribuição do Ministério Público através do Observatório para fornecer informações a fim de que outros órgãos do Executivo e Judiciário possam estar realizando as suas funções com base nessas informações que são prestadas, subsidiando a tomada de decisões”, disse a promotora.
De acordo com dados da Secretaria de Justiça e Segurança Pública do Acre (Sejusp), o número de mortes violentas no mês setembro deste ano foi de apenas 7, total 55% menor que em agosto, quando foram registrados 18 casos e 74,2% menor que setembro de 2020, quando foram contabilizadas 31 mortes.
Em 2020, o número de mortes violentas intencionais de crianças e adolescentes entre 10 e 19 anos no Acre chegou a 38,41%, segundo o Fórum Brasileiro de Segurança Pública e do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef).
Essa taxa coloca o estado no primeiro lugar no ranking de mortes violentas intencionais nesse público na Amazônia. Em nível nacional, o Acre ocupa a segunda posição, de acordo com a pesquisa Panorama da Violência Letal e Sexual Contra Crianças e Adolescentes no Brasil divulgada no último dia 22 de outubro.
Com informações da Agência de Notícias do MPAC.
Após ter sua saída antecipada pelo SBT, Cléber Machado já tem data de estreia marcada…
Um sósia do príncipe Harry chamou atenção ao comparecer no evento natalino da família real…
Galvão Bueno revelou que está em negociações com a Band para integrar a equipe da…
Zezé Di Camargo, 62, e Graciele Lacerda, 44, comemoraram a chegada de Clara, primeira filha…
Gusttavo Lima se manifestou, nesta terça-feira (24/12), após receber alta hospitalar. O cantor ficou internado…
O Dia de Natal, nesta quarta-feira (25), promete agitar o entretenimento em Rio Branco com…