Balanço divulgado nesta sexta-feira (5) pelo Procon e a Agência Nacional de Petróleo (ANP) mostra que 82 postos de combustíveis entre os dias 25 de setembro e 4 de outubro em Cruzeiro do Sul, Feijó, Mâncio Lima, Rodrigues Alves, Sena Madureira, Tarauacá, Xapuri e Rio Branco.
Na capital, seis postos receberam a fiscalização, e um deles teve um bico de bomba de combustível interditado por estar com vazamento inadequado. Os órgãos não divulgaram detalhes do posto.
O Procon é o órgão delegado para a coleta e análise do combustível in loco, como resultado da assinatura de Termo de Cooperação firmado com a ANP no início do ano.
Já a análise das amostras é realizada em Brasília por laboratório credenciado pela ANP. Todo o combustível coletado nessa ação será encaminhado para essa análise laboratorial e, após a verificação, caso seja auferida alguma irregularidade na qualidade do combustível, será lavrado então o auto de infração pela ANP ao posto responsável.
Estas ações de combate às irregularidades em postos de combustíveis, visam principalmente proteger os usuários da compra de combustível adulterado.