Menu

A grande cartada do Bittar

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

O SENADOR Márcio Bittar (sem partido), foto, joga a grande cartada política para 2022, na coroação da sua luta para ser o futuro ministro da infraestrutura do governo Bolsonaro, com a vacância do cargo no início de abril, quando o titular Rogério Marinho deve se afastar para ser candidato a um cargo majoritário no Rio Grande do Norte. Bittar tem se cercado dos filhos do presidente Bolsonaro para tê-los como cabos-eleitorais, e; em conversa com o próprio Bolsonaro chegou a se colocar à disposição para assumir o ministério. O presidente não disse que sim e nem que não, teria se limitado a um “vamos ver”. Para quem, como parlamentar de um estado sem força política nacional, como o Acre, e chegou a ocupar o segundo posto mais importante da mesa diretora da Câmara Federal; o de primeiro secretário, e ser o Relator do Orçamento, um dos postos mais cobiçados pelos políticos que orbitam em torno do Palácio do Planalto, não é bom ver esta sua luta para ser ministro como impossível. E, se virar de fato ministro em 2022, estará com bala na agulha para dar mais substância á candidatura da Márcia Bittar (sem partido) ao Senado. As pedras que vão estar na disputa do Senado na eleição do próximo, ainda estão para serem colocadas na mesa.


EMBAIXADORA DA FRONTEIRA
O SENADOR Márcio Bittar (sem partido) tem na ex-deputada Leila Galvão – será candidata a deputada estadual – uma espécie de embaixadora do seu grupo na região de Brasiléia e adjacência, e ponto de apoio da candidatura ao Senadora Márcia Bittar, naquele reduto.


PRECISA SE ARTICULAR
O PTB inaugura hoje a nova sede do partido na capital. A presidente Charlene Lima, precisa correr para montar uma chapa competitiva, se quiser ter chance na disputa de um mandato de deputada federal. Só, não chegará lá.


A PORTA É A SERVENTIA DA CASA
FALANDO no PTB, o partido deu as contas do deputado Marcos Cavalcante (PTB), lhe comunicando que não terá legenda para disputar a reeleição. Na base de que, a porta dos fundos é a serventia da casa. O PTB vai montar uma chapa para a ALEAC sem candidatos com mandatos.


ENFIM, ALGO DE PRÁTICO!
O DEPUTADO Pedro Longo (PV) conseguiu a primeira iniciativa de concreto para a construção da ponte sobre Rodrigues Alves: o compromisso do DNIT de abrir licitação para a elaboração do projeto técnico da obra.


JURIDICAMENTE, PERFEITO!
OS ATOS do governador em exercício Rocha, demitindo, anulando decretos, podem ser contestados pelo lado de atos inapropriados, e não por “abuso de autoridade”. É o governador de direito, e estes cargos não são efetivos.


BRINCADEIRA QUE BOMBOU
ATÉ uma brincadeira num vídeo pode ter repercussões políticas. Bombou de elogios a simpática deputada federal Jéssica Sales (MDB), com o tornozelo imobilizado, aparecer dançando ao som do hit “Segura o Tchan.”


SEGUROU AS PONTAS
O EX-PREFEITO de Epitaciolância, Luzinho Hassem, é pragmático ao explicar a razão dele apoiar a reeleição do deputado Nicolau Junior: “Foi quem segurou meu filho André Hassem, quando tentaram lhe tirar do IMAC”.


CONTINUA MAL AVALIADO
AS AÇÕES do prefeito Tião Bocalon não conseguiram nestes 11 meses de gestão aumentar a sua avaliação popular. Pesquisa interna de um partido, mostra que continua uma aceitação baixa da sua administração.


NÃO FOI ASSIMILADO
A GESTÃO DO PREFEITO Bocalon indo para um ano, se não é a oitava maravilha do mundo; também, não chega ser um desastre. Mas parece que a população tomou uma antipatia pela sua pessoa, o que reflete nas pesquisas. Bem diferente da aceitação do velho Boca da campanha.


APOSTANDO NA NORA
A CANDIDATA ao Senado, deputado federal Vanda Milani (PROS) tem direcionado muitas emendas e ações para o Alo Acre; mas tem como seu principal cacife para ser a mais votada da região em 2022, o apoia da nora e bem avaliada prefeita de Brasiléia, Fernanda Hassem.


NÃO É COINCIDÊNCIA
O FATO do Lula estar disparado nas pesquisas não é coincidência, pois, ele vence o Bolsonaro em todos os institutos e por uma vantagem bem ampla. Como não voto em nenhum deles, que percam ambos a eleição.


MORO DESPONTANDO
ENFIM, uma luz no fim do túnel da terceira via presidencial, a candidatura do ex-Juiz Federal Sérgio Moro, que detonou o maior sistema de corrupção do país. Um nome para quem não quer votar nem na extrema esquerda e nem na extrema direita.


DISPUTA A PONTA
O PREFEITO de Sena Madureira, Mazinho Serafim, que vai disputar um mandato de deputado federal pelo PSD, deve despontar como um dos mais votados. Ele tem forte estrutura de campanha, e sabe o caminho das pedras.


SITUAÇÃO COMPLICADA
O GOVERNADOR Gladson está numa sinuca de bico. Para não anunciar a senadora Mailza Gomes (PP), como a candidata a senadora da sua chapa, terá que convencê-la a não ser candidata. Sem isso, não há como lhe atropelar e pôr outro nome na chapa, ela é a presidente do PP.


NENHUM SINAL
E ATÉ O MOMENTO, a senadora Mailza Gomes (PP) não tem dado sinal que deverá desistir de tentar continuar no mandato; pelo contrário, ela está em forte campanha.


SALÁRIO VERGONHOSO
ESTA CONTA não surgiu na atual administração. É uma vergonha a PMRB pagar para os médicos um salário base de menos de dois mil reais. O que complementa o salário da categoria são os penduricalhos, que não contam para efeito de aposentadoria. A mesma situação é a dos odontólogos. Mas, na campanha o prefeito Tião Bocalon prometeu resolver. Quem casa com viúva, cria os filhos. A greve anunciada, portanto, é mais do que justa.


ELEIÇÃO DE DOIS TURNOS
AO NÃO ser que aconteça algum ponto fora da curva na campanha, a eleição para o governo do estado tende a só ser decidida num segundo turno. O jogo de 2022 é outro.


NÃO MEXE
DISCUTE-SE nas cúpulas nacionais uma aliança para 2022, com o PSB indicando o ex-governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, de vice do Lula. No estado não teria mudança, o PSB e o PT caminharão afinados em 2022.


FRASE MARCANTE
“Jamais discuta, você não convencerá ninguém. As opiniões são como pregos: quanto mais se martela sobre elas, mais fazemos com que penetrem”. Alexandre Dumas Filho


Participe do grupo e receba as principais notícias na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.