Menu

Bolsonaro concede a si mesmo título de Grão-mestre de Ordem do Mérito Científico

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) concedeu a si mesmo o título de Grão-mestre da Ordem Nacional do Mérito Científico, em decreto publicado nesta quinta-feira. Bolsonaro, conhecido por suas declarações anticiência, como as críticas às vacinas, também condecorou os ministros Milton Ribeiro, da Educação, Paulo Guedes, da Economia, Carlos França, das Relações Exteriores, e Marcos Pontes, da Ciência e Tecnologia.


O presidente segue o regulamento da Ordem Nacional do Mérito Científico, que prevê esses títulos para o Presidente da República e seus Ministros, que juntos compõem o Conselho da Ordem Nacional do Mérito Científico. Em 2002, o então Presidente Fernando Henrique Cardoso assinou decreto que estabeleceu essas regras para o funcionamento da ordem.

Publicidade

No decreto desta quinta-feira, Bolsonaro também admitiu na ordem três personalidades nacionais: João Cândido Portinari, diretor-geral do Projeto Portinari; Daniel Vilela, ex-deputado federal e presidente do MDB Goiás; e a senadora da Paraíba Daniella Ribeiro (Progressistas).


O documento também concedeu a ordem a mais de 30 professores e pesquisadores. A honraria havia sido distribuída pela última vez em 2018, no governo Michel Temer (MDB).


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido