Este 1° de novembro marca o início da campanha nacional contra o câncer de próstata (glândula localizada abaixo da bexiga com função de produzir o esperma). O Novembro Azul inclui ações nas unidades de saúde com foco no homem, uma vez que a doença é uma das mais comuns entre o sexo masculino.
Conforme publicado pela Agência Brasil, um homem morre a cada 38 minutos devido ao câncer de próstata, segundo os dados mais recentes do Instituto Nacional do Câncer (Inca). Nas unidades de saúde serão expandidas as formas de prevenção e tratamento, já que a forma de garantir a cura do câncer de próstata é o diagnóstico precoce.
Homens a partir dos 45 anos com fatores de risco, ou 50 anos sem estes fatores, devem ir ao urologista para conversar sobre o exame de toque retal, que permite ao médico avaliar alterações da glândula, como endurecimento e presença de nódulos suspeitos, e sobre o exame de sangue PSA (antígeno prostático específico). Cerca de 20% dos pacientes com câncer de próstata são diagnosticados somente pela alteração no toque retal. Outros exames poderão ser solicitados se houver suspeita de câncer de próstata, como as biópsias, que retiram fragmentos da próstata para análise, guiadas pelo ultrassom transretal.
Na fase avançada, os sintomas são: dor óssea; dores ao urinar; vontade de urinar com frequência e presença de sangue na urina e/ou no sêmen.
As agências bancárias voltam a funcionar normalmente nesta quinta-feira (26) para atendimento presencial ao público,…
O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), convocou uma reunião de líderes em…
O prefeito David Almeida (Avante) e o diretor-presidente do Implurb, Carlos Valente, anunciaram nesta quinta-feira…
O ator Ney Latorraca, de 80 anos, faleceu na manhã desta quinta-feira (26/12) no Rio…
Dois casos de violência contra a mulher foram registrados na quarta-feira, 25, de natal, pelo…
O Governo do Estado do Acre, por meio da Secretaria de Estado de Habitação e…