Menu

Pesquisar
Close this search box.

Mortalidade por Covid-19 deve manter tendência de 4,5% no Acre nos próximos dias

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

A Covid-19 deve manter tendência de redução de casos em cerca de 2,2% e de mortalidade de 4,5% no Acre, segundo Boletim do Observatório Covid-19 Fiocruz, divulgado nesta sexta-feira (29). Esses números são resultado da média dessas ocorrências nos últimos quinze dias.


O boletim reforça a estabilidade de indicadores da transmissão do Sars-CoV-2 (Covid-19), mas chama atenção que a idade precisa ser considerada como um aspecto de vulnerabilidade e requer medidas de proteção, manejo clínico e vigilância.

Anúncios


Os novos dados mostram que – apesar da melhoria do cenário geral – a proporção de casos internados entre idosos está em 63,3% e que 81,9% dos óbitos ocorrem em pessoas acima de 60 anos. A letalidade hospitalar em idosos é 2,5 vezes maior do que em adultos jovens. Na Semana Epidemiológica 41, a média de idade, das internações em UTI e de óbitos foi, respectivamente, 62,1; 64,2 e 71,6 anos.


Na nova edição, os pesquisadores do Observatório, responsáveis pelo Boletim, defendem a adoção de medidas que garantam melhor qualidade do ar nos ambientes fechados e orientam que empregadores e trabalhadores avancem conjuntamente em campanhas, estimulando e induzindo a adoção do passaporte de vacinas nos diversos ambientes de trabalho, tais como bares e restaurantes, escolas e universidades, comércio e serviços entre outros.


“É preciso destacar os benefícios de proteção coletiva não só para os trabalhadores, mas para suas famílias, crianças, colegas de trabalho e a comunidade. É especialmente importante que se complete o esquema vacinal com duas doses ou dose única, dependendo do imunizante, incluindo a dose de reforço quando houver indicação, para que possamos alcançar um patamar de maior segurança, com pelo menos 80% da população protegida”, afirmam os cientistas.


Os dados do Sistema de Informação da Vigilância Epidemiológica da Gripe (Sivep-Gripe) evidenciam a reversão do rejuvenescimento, ocorrido principalmente no primeiro semestre de 2021, deslocando novamente a curva de hospitalizações para a população mais idosa. Isto significa dizer que, no conjunto de internações em enfermarias, em leitos de UTI, e entre os óbitos, os idosos voltam a se destacar de forma proporcional.


Apenas o Acre e a Bahia aparecem com estabilidade nas últimas duas semanas. Apesar da tendência de redução de casos em alguns estados, na maioria dos estados as estimativas para as taxas de incidências permanecem altas, em níveis acima de um caso por 100 mil habitantes.


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido