Categories: Acre Notícias

Chuvas de outubro não tiraram rios do Acre de estado crítico

Por
Raimari Cardoso

A consolidação do período chuvoso, que se deu no decorrer do mês de outubro, ainda não conseguiu reverter de maneira efetiva as baixas cotas que os principais rios acreanos atingiriam durante a estiagem.


O rio Acre, por exemplo, apesar de ter conseguido superar os 2 metros, não conseguiu sair do estado de Alerta Máximo de estiagem, cuja cota é de 2,69 metros. Nos últimos dias, os dados coletados a partir de Rio Branco têm mostrado uma constante oscilação de nível.


Neste sábado (30), o rio Acre registrou, às 6 horas da manhã, o nível de 2,16 metros contra 3,28 do dia anterior. A situação segue semelhante nas demais estações da bacia, exceto em Xapuri, onde a plataforma da Agência Nacional de Águas (ANA) apresenta falhas e não está produzindo os dados.


Um dado animador é que em Capixaba e Xapuri as médias climatológicas de chuva esperadas para o mês de outubro foram superadas. Capixaba (157 mm) chegou a 195,2 e Xapuri (138 mm) chegou 230,4 mm. Segundo a ANA, houve registro significativo de 36,2 mm de chuva nas últimas 24 horas.


Na bacia do Purus, de acordo com as cotas de monitoramento de estiagem do TerraMA², plataforma de monitoramento, análise e Alerta a extremos ambientais, o rio Iaco em Sena Madureira permanece em Alerta Máximo, sem registro significativo de chuva nas últimas 24 horas, segundo a ANA.


Na bacia  do  Juruá, as plataformas registraram redução de nível na leitura, exceto em Cruzeiro do Sul. De acordo com o  TerraMa², o rio  Juruá  em  Porto  Walter  permanece  em Alerta Máximo. Segundo  a  ANA,  não  houve  registro significativo  de  chuva  nas  últimas  24 horas nessa região.


O prognóstico do satélite NOAA/NCEP-GFS/USA indica previsão de chuva com volume acumulado na semana, até 3 de novembro, de até 50 mm para as regiões Oeste e Leste, indicando anomalia negativa, onde as chuvas poderão ficar abaixo do esperado para o período.


Com informações baseadas nos últimos dados divulgados pela sala de situação da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Políticas Indígenas (Semapi).


 


Share
Por
Raimari Cardoso

Últimas Notícias

  • Cotidiano

Polícia prende três criminosos e apreende mais de 2 kg de drogas em Sena Madureira

Durante uma operação de combate ao tráfico de drogas, realizada nesta terça-feira, 25 de dezembro,…

25/12/2024
  • Acre

Homem é agredido por facção após furtar perfumes e tentar vendê-los ao dono

Francisco Rodrigues Vitoriana, de 29 anos, foi agredido por integrantes de uma facção criminosa na…

25/12/2024
  • Acre

Mais de 20 presos tentam fugir do presídio de Cruzeiro do Sul no natal

Neste dia de Natal, 25, em Cruzeiro do Sul, 21 presos estavam se preparando para…

25/12/2024
  • Acre

Friale anuncia chegada de onda polar no Natal com temperaturas amenas no Acre

O pesquisador Davi Friale utilizou seu perfil no Instagram nesta quarta-feira, 25, para anunciar a…

25/12/2024
  • Destaque 3

Ação “Papai Noel nos Bairros” leva ceia e presentes para famílias carentes da capital

A magia do Natal ganhou um novo significado para dezenas de famílias em situação de…

25/12/2024
  • Acre

Independência e Humaitá terão novos adversários na Copa Verde

Com a decisão da CBF de retirar a vaga direta na terceira fase da Copa…

25/12/2024