Categories: Cotidiano Notícias

Polícia deflagra segunda fase da operação “Garoa” visando a prisão de 84 pessoas

Published by
Leônidas Badaró

Nas primeiras horas desta quarta-feira, 27, a Polícia Civil do Acre, por meio da Delegacia de Repressão às Ações Criminosas Organizadas (DRACO), deflagrou a segunda fase da “Operação Garoa”, buscando cumprir 84 mandados de prisão, e 11 mandados de busca e apreensão contra pessoas investigadas por praticarem o crime de integrar organização criminosa, tráfico de drogas, roubo e homicídio.


A ação policial é desdobramento da Operação Garoa, deflagrada em julho de 2020, na qual prendemos a pessoa apontada como líder da organização criminosa, a qual da capital paulistana coordenava ações no Acre. A prisão do investigado ocorreu na zona sul de São Paulo/SP.


O trabalho investigativo, de análise do material arrecadado, durou quinze meses, coletando informações que compravam a participação de pessoas que agiam no cometimento de diversos crimes.


A operação policial abrangeu os município acreanos de Rio Branco, Tarauacá, Senador Guiomard, Xapuri, Epitaciolândia, Manoel Urbano, bem como os Estados do Paraná, Rondônia e Tocantins, prendendo pessoas com ligação direta com a organização criminosa, visando desarticular um núcleo da organização criminosa que vem se espalhando por todo o país.


As pessoas investigadas exerciam funções essenciais à existência da organização, cuidando da logística das ações criminosas, bem como da parte financeira da organização criminosa, financiada pelo tráfico de drogas.


Foram empregados 150 policiais civis e 06 delgados para cumprimento das ordens judiciais. A Polícia Civil do Acre agradece as Polícias Civis dos Estados de Paraná, Rondônia e Tocantins pelo apoio e parceria nesta segunda fase da Operação Garoa.


Todos os presos de Rio Branco foram conduzidos à Delegacia da Segunda Regional para procedimentos cartorário e em seguida colocados à disposição da justiça.


Ao todo, foram presas 49 pessoas nos municípios de Rio Branco, Epitaciolândia, Tarauacá, Sena Madureira, Xapuri e Manoel Urbano, e nos estados já citados.


O combate ao crime organizado no estado do Acre vem apresentado excelente resultados, com a redução dos índices de crimes violentos, principalmente de roubos e homicídios.


O nome da operação faz referência à cidade de São Pulo, onde os líderes da organização acreana se refugiaram, para à distância coordenar ações da organização no Acre e em outros estados da federação. Em duas oportunidades, a Polícia Civil acreana, com apoio da Polícia Civil de São Paulo prendeu os líderes desta organização no Estado de São Paulo.


Share
Published by
Leônidas Badaró

Recent Posts

Colisão entre moto e ônibus deixa mulher com fraturas expostas na perna

Uma colisão entre uma motocicleta e um ônibus de transporte coletivo da empresa Rico deixou…

06/05/2024

Márcio Bittar se revolta com show da Madonna no Rio de Janeiro

O senador do Acre Márcio Bittar (UNIÃO) postou em suas redes social nesta segunda-feira (6)…

06/05/2024

Jô, do Amazonas, é preso por falta de pagamento de pensão alimentícia

O atacante Jô, do Amazonas e com passagens por Seleção, Corinthians e Atlético-MG, entre outros…

06/05/2024

Met Gala 2024: veja os looks dos convidados

O Met Gala é um evento beneficente promovido pelo Museu Metropolitano de Arte de Nova…

06/05/2024

David Corenswet surge uniformizado em primeira imagem oficial de Superman

A espera acabou! James Gunn (Guardiões da Galáxia: Volume 3) divulgou, nesta segunda-feira (6), a…

06/05/2024

Dólar fecha cotado a R$ 5,074 a espera do Copom; Bolsa fica estável

O dólar e a bolsa fecharam a primeira sessão da semana praticamente estáveis. A moeda…

06/05/2024