Conecte-se agora

Ex-governador Wanderley Dantas recebe Prêmio Mérito Agropecuário nesta quarta (27)

Publicado

em

A Câmara dos Deputados, por meio da Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural, realiza nesta quarta-feira (27), às 10 horas, a cerimônia de entrega do Prêmio Mérito Agropecuário Deputado Homero Pereira.

O evento será realizado no plenário 6, com transmissão pelo canal da Câmara dos Deputados no YouTube.

O prêmio foi instituído pela Resolução 58/14 e é concedido a cidadão ou instituição, pública ou privada, cujos trabalhos ou ações tenham-se destacado nos campos científico, de pesquisa, de desenvolvimento, de inovação e de sustentabilidade na área da agricultura, pecuária, abastecimento e desenvolvimento rural.

Neste ano serão agraciados:

Tereza Cristina Corrêa da Costa Dias – ministra da Agricultura, responsável por diversos programas nas áreas de exportação, sustentabilidade, preservação do meio ambiente e inovação tecnológica;

Celso Luiz Moretti – engenheiro agrônomo e pesquisador da Embrapa, onde atua na pesquisa, desenvolvimento e inovação para a sustentabilidade da agricultura;

Ordemilk Ltda – empresa de produtos da linha bovina, suína, cuja informatização da ordenha e do rebanho em sistemas on-line auxiliou no gerenciamento das propriedades, facilitando a produção rural;

Ernst Götsch – agricultor e pesquisador suíço, formado em Ciência Genética. Pioneiro dos Sistemas Agroflorestais (SAFs) no Brasil, é referência nacional e internacional em sistemas agroflorestais e agricultura sintrópica;

Associação dos Fumicultores do Brasil (Afubra) – responsável pelo “Verde é Vida”, programa de educação socioambiental e rural que fortalece e diversifica a educação no meio rural, buscando sustentabilidade e proteção da criança e do adolescente e a valorização da família do campo;

Grupo Schmidt Agrícola – empresa dedicada à produção de fibras, grãos e frutas, que acredita que o investimento constante em tecnologia proporciona melhor aproveitamento do tempo e da terra, gerando mais frutos e retorno dos recursos investidos;

Paulo do Carmo Martins – economista e pesquisador da Embrapa Gado de Leite, desenvolve estudos de inteligência de mercado e competitividade e eficiência da cadeia produtiva do leite e derivados;

Ricardo Faria – engenheiro agrônomo e fundador da Granja Faria, considerada uma das maiores e mais renomadas empresas produtoras de ovos do Brasil. A empresa criou um sistema de integração de produção de ovos férteis, em parceria com a BRF;

Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) – entidade que defende os produtores junto ao governo federal, Congresso Nacional e tribunais superiores do Poder Judiciário. O Instituto CNA desenvolve tecnologias produtivas alternativas e divulga informações técnicas e científicas para o meio rural;

Josivane Caiano da Silva – líder comunitária e presidente da Associação dos Produtores e Agricultores Rurais do Assentamento Santa Catarina (PB), que auxilia no plantio de algodão orgânico e desenvolveu um projeto de tingimento natural à base da planta Anileira;

Francisco Wanderley Dantas (in memorian) – ex-governador e ex-deputado pelo Acre, implantou no Rstado uma agricultura com sólida base técnica, estudo do terreno amazônico, produção em escala e implantação da pecuária com genética de ponta.

O prêmio homenageia o ex-deputado Homero Pereira, que se destacou na vida pública por seu interesse na agropecuária brasileira. Foi líder da bancada ruralista na Câmara e presidente da Frente Parlamentar da Agropecuária.

Fonte: Agência Câmara de Notícias

Cotidiano

Deracre tenta conter erosão que destruiu parte de rua no Aeroporto Velho

Publicado

em

Com retroescavadeiras e tratores, equipes do Departamento de Estradas e Rodagens do Acre (Deracre) desde a manhã desta sexta-feira, 4, vêm trabalhando incessantemente na recuperação da rua do Terminal, no Bairro Aeroporto Velho, cuja pista em parte foi destruída pela erosão do barranco do Rio Acre.

De acordo com informações, a recuperação deve durar 20 dias. A recuperação foi iniciada após a solicitação do presidente da Associação de Moradores, “Negão da Baixada”, que agradeceu ao governador Gladson Cameli (Progressistas).

“Não importa se a obra está sendo feita pelo governo do estado. O importante é que o problema considerado grave já tem hora e data para acabar”, destacou.

Desde o início do mês de novembro, funcionários do setor de engenharia do Deracre veem realizando o levantamento topográfico e geológico do local, para saber qual tipo de material deveria ser usado para evitar que a erosão do barranco continuasse avançando e destruindo parte da pista da Rua do Terminal.

O presidente da Associação de Moradores, “Negão da Baixada” se sente orgulhoso em afirmar que a comunidade do Aeroporto Velho não tem problemas com lama. “Nosso bairro é o único de Rio Branco com todas as ruas asfaltadas. A erosão era antiga e graças ao nosso governador tem seus dias contados”, comentou o dirigente.

Continuar lendo

Cotidiano

Traficante é preso com quase 3 quilos de maconha e cocaína em Cruzeiro do Sul

Publicado

em

Na manhã deste sábado, 04, um homem que não teve o nome divulgado foi preso em flagrante pela Polícia Militar na região central de Cruzeiro do Sul, com quase 3 quilos de maconha e cocaína em uma mochila que ele transportava em uma moto.

O homem disse que iria levar o entorpecente para o município de Tarauacá. Ele a droga foram encaminhados para a Delegacia de Polícia Civil para os demais procedimentos do flagrante.

O comandante da Polícia Militar de Cruzeiro do Sul, Coronel Evandro Bezerra informou cita que a PM atua no combate aos roubos por meio da Operação Papai Noel mas segue atuando fortemente contra o tráfico de drogas.

“Sabemos dos desafios deste final de ano quanto a necessidade de parar os crimes patrimoniais, mas o combate ao tráfico também é contínuo, pela PMAC”.

Continuar lendo

Cotidiano

Presos que tentaram motim em Cruzeiro do Sul foram contidos com balas de borracha

Publicado

em

Imagem Ilustrativa

Apenados que iniciaram uma rebelião na manhã deste sábado, 4, no Complexo Penitenciário Manoel Neri, localizado em Cruzeiro do Sul, foram contidos por tiros de balas de borracha.

De acordo com informações repassadas ao ac24horas, nenhum preso precisou dar entrada no Hospital do Juruá ou na Unidade de Pronto Atendimento (UPA). “Não houve mortes e nem foi preciso levar preso ao hospital”, afirmou o diretor do presídio, Elves Barros.

Camila Mesquita, que tem 3 irmãos presos na penitenciária, afirmou que houve quebradeira e pancadaria dentro da unidade e que nem os advogados podem entrar. A Polícia Militar e o Instituto de Administração penitenciária Penitenciária (IAPEN) negam a pancadaria e reafirmam o controle total do presídio.

Foto: Sandra Assunção/ac24horas.com

“Já está tudo controlado no presídio por meio da ação da PM e dos Policiais Penais”, atestou o comandante da Polícia Militar de Cruzeiro do Sul, coronel Evandro Bezerra.

Uma barreira foi montada pela PMAC na entrada da estrada que dá acesso à unidade prisional.

A rebelião dos presos, de acordo com os familiares acontece em protesto pela falta de visitas pelo terceiro final de semana consecutivo e pela falta de banho de sol.

Continuar lendo

Cotidiano

Municípios do Acre devem enviar Declaração de Contas Anuais até 30 de abril

Publicado

em

A Declaração de Contas Anuais (DCA) deve ser enviada pelas prefeituras do Acre e por todos os municípios brasileiros até o dia 30 de abril de cada ano. O prazo – previsto na portaria da Secretaria do Tesouro Nacional (STN) 1.168, publicada no Diário Oficial da União (DOU) no dia 29 de novembro – não sofreu alteração acerca do que já estabelecia outra resolução.

A normativa, no entanto, reduziu o prazo antes previsto para o envio por Estados e Distrito Federal.

A Declaração de Contas Anuais foi criada com o objetivo de atender a Lei de Responsabilidade Fiscal e possui informações contábeis e orçamentárias de todos os poderes e órgãos do Município. Importante destacar que o formato e a estrutura da DCA para o ano de 2022 seguem as regras estabelecidas na 9ª Edição do Manual de Contabilidade Aplicada ao Setor Público (MCASP), vigente no exercício a que se referem os dados.

A portaria 1.168 considerou a necessidade de estabelecer a periodicidade, o formato e o sistema para que a União, os Estados, o Distrito Federal e os Municípios disponibilizem suas informações e dados contábeis, orçamentários e fiscais. De acordo com a publicação, esses devem ser divulgados em meio eletrônico de amplo acesso público.

Continuar lendo

Newsletter

INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* indicates required

Leia Também

Mais lidas