Conecte-se agora

Com reforma e ampliação, nova Santa Casa vai realizar exames de alta complexidade no Acre

Publicado

em

A Santa Casa da Amazônia, em Rio Branco, está recebendo R$ 126 milhões de uma emenda parlamentar do senador Márcio Bittar (MDB), cujo recurso vai proporcionar a ampliação, reforma e aquisição de equipamentos hospitalares para a unidade de saúde, que promete se tornar uma referência na região norte.

Além dos atendimentos pelo Sistema Único de Saúde (SUS), todos os procedimentos na Santa Casa adotarão um modelo de atendimento onde o paciente será atendido com uma consulta, e em caso de necessidade já vai ter disponível exames laboratoriais, ultrassonografia, endoscopia, Raio-X, mamografia, tomografia e ressonância magnética, dando ao paciente condições de agilidade e aos profissionais médicos a rapidez para fechamento de um diagnóstico preciso.

A intenção é que o paciente passe por todos esses procedimentos o mais rápido possível e em caso de cirurgia o paciente já seja encaminhado imediatamente para internação e cirurgia nas áreas de cirurgias gerais. A unidade será a primeira, após a Fundação Hospital do Acre, a realizar transplantes de fígado e rins e será a primeira instituição de saúde do Acre a realizar transplante de coração.

Um outro ponto de destaque da Santa Casa de Misericórdia da Amazônia após a reforma e ampliação será o atendimento aos pacientes em tratamento contra o câncer. O tratamento contra o câncer ainda obriga muitos pacientes a terem que deixar o Acre em busca de mais condições de tratamento. O setor de oncologia da unidade de saúde vai diminuir a quantidade de pacientes que precisam sair do Estado do Acre para fazer seu tratamento em outro estado. A compra de equipamentos e a capacitação de uma equipe fará o atendimento de quimioterapia e radioterapia acontecer na própria Santa Casa, com o paciente podendo dispor do apoio familiar.

O hospital vai contar ainda com espaço para hemodiálise e espaço exclusivo para o atendimento à população indígena.
Uma última etapa, que é o envio da documentação pela Sesacre ao Ministério da Saúde deve ser vencida ao longo desta semana, o que vai tornar apta a Santa Casa a receber os recursos públicos.

A estimativa é que toda a reforma e ampliação dure três anos. “Depois da liberação dos recursos, nossa estimativa é que o trabalho dure 36 meses. Mas ao longo desse tempo, serão liberadas etapas que entrarão já em funcionamento”, explica a engenheira mecatrônica Aleksandra da Silva, uma das responsáveis pela obra.

Destaque 4

Jovem de 19 anos morre vítima de capotamento no Acre; cinco ficaram feridos

Publicado

em

A jovem Nicole Santos,  de apenas 19 anos, morreu vítima de um acidente de trânsito na madrugada deste domingo, 16, na Vila São Pedro, situada em Cruzeiro do Sul. Segundo testemunhas, o  carro em que ela estava capotou várias vezes e Nicole foi  arremessada para fora do veículo, vindo a falecer no momento do acidente.

Seis pessoas estavam no carro. Destas, quatro foram levados para o Hospital do Juruá. Um ficou internado com ferimentos graves e três foram liberados.

Esta é a terceira morte no trânsito de Cruzeiro do Sul este ano. Um óbito  também foi registrado  na passagem do ano no município.

Veja o vídeo:

Continuar lendo

Destaque 4

Acusado de atropelar e matar bancário ganha liberdade provisória em Cruzeiro do Sul

Publicado

em

O servidor público de Mâncio Lima, Verônico Ferreira de Negreiros, conhecido como Einha, acusado de matar atropelado o bancário Gerlando Mendes na última sexta-feira, 14, em Cruzeiro do Sul, foi liberado da prisão em flagrante na tarde desse sábado, 15,  durante audiência de custódia. A juíza Adamarcia Machado concedeu a liberdade provisória, mas suspendeu o direito do homem dirigir e determinou o recolhimento domiciliar  noturno, entre outras medidas.

Einha, que é  chefe da limpeza pública do município de  Mâncio Lima, dirigia o carro da prefeitura e chegava a Cruzeiro do Sul quando aconteceu o acidente. Ele se evadiu do local sem prestar socorro à vitima e foi preso em flagrante na casa de um irmão pelo delegado José Obetânio, horas depois do fato já em Mâncio Lima.

Um vídeo mostra o momento do acidente no início da Rodovia AC-405.   Dirigindo um caminhonete Amarok, Verônico  ultrapassa um caminhão e pega a moto do bancário de frente matando o homem na hora.

A assessoria de comunicação da prefeitura de Mâncio Lima lamentou o fato, se solidarizou à família e disse que daria toda a assistência necessária à família de Gerlando e que vai colaborar com a apuração dos fatos.

Continuar lendo

Destaque 4

Ao UOL, Gladson confirma falha na entrega de vacinas da Covid: “lote chega neste sábado”

Publicado

em

O governador do Acre, Gladson Cameli (Progressistas), foi escolhido do programa de análise política Uol News, transmitido no canal do Youtube nesta sexta-feira (14). Cameli foi convidado para falar sobre a pandemia que voltou a assolar o estado, os altos preços de combustíveis nos municípios acreanos e toda a região e também sobre as recentes investigações de corrupção envolvendo a gestão estadual.

De início, o governador comentou sobre o problema no recebimento do primeiro lote com vacinas contra a Covid-19 direcionada às crianças. Estava previsto que o Ministério da Saúde entregasse na madrugada dessa quinta (13) pouco mais de 7 mil doses da Pfizer, no entanto, o imunizante não chegou ao Acre.

“Houve sim problema no deslocamento do transporte. As informações que temos até agora é que amanhã (sábado, 15) as vacinas já estarão em solo acreano para que a gente possa começar a vacinar as crianças”, explicou Cameli.

A entrevista foi interrompida logo no início e o canal UOL afirmou que se tratou de problemas técnicos. Até a última atualização desta notícia, a entrevista não havia retornado ao ar.

Continuar lendo

Destaque 4

Motoristas da Auto Viação Floresta denunciam venda de ônibus e temem calote de empresa

Publicado

em

A situação dos trabalhadores do transporte coletivo em Rio Branco, especificamente da empresa Auto Viação Floresta, que já abandonou cerca de 11 linhas urbanas na capital do Acre, continua caótica.

A empresa vive seus últimos momentos no transporte coletivo de Rio Branco e está, de acordo com seus motoristas, se desfazendo dos ônibus que estão em situação mais precária. Os profissionais flagraram diversos veículos sendo levados no guincho para serem vendidos. Alguns estão sendo comercializados com as empresas que trabalham com sucata de tão detonados que estão.

O problema, segundo os profissionais, é que esse recurso das vendas da frota não é revertido para o pagamento do que motoristas e demais servidores da empresa têm direito. Um motorista, que com medo de retaliação pede anonimato, diz: “alguém tem que fazer alguma coisa por nós. Estamos há três anos sem décimo terceiro salário, sem férias, sem um centavo depositado no nosso FGTS. Os caras estão vendendo os ônibus para ir embora cheio de grana no bolso e não pagar a gente”, afirma.

Os profissionais cobram da prefeitura  a resolução do problema que atinge cerca de 130 profissionais apenas da empresa Auto Viação Floresta. “O prefeito prometeu resolver o problema, mas tem que resolver de verdade. Tem que trazer empresa nova, séria e colocar a gente para trabalhar. Não adianta nada trazer uma empresa nova e a gente ficar no olho da rua, sem receber nossos direitos”, explica.

A reportagem procurou a Auto Viação Floresta, mas não obteve sucesso. O espaço segue aberto para manifestação da empresa.

Continuar lendo

Newsletter

INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* indicates required

Leia Também

Mais lidas

error: Content is protected !!