Menu

Uso de aspirina para prevenção de infarto deve ser reduzido

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

As doses diárias baixas de aspirina não devem mais ser indicadas para tratamento de pessoas com risco alto para doenças cardíacas, segundo apontou um painel de especialistas dos Estados Unidos.


A recomendação com um conjunto inicial de diretrizes foi baseada em evidências de que o risco de efeitos colaterais graves é ainda maior que os benefícios da estratégia. Anteriormente, a aspirina foi considerada uma arma barata na luta contra doenças cardíacas.

Publicidade

Além disso, o mesmo painel, denominado Força‑Tarefa de Saúde Preventiva dos Estados Unidos, planeja um recuo na orientação de 2016, que indicava a prescrição de aspirina infantil para a prevenção de câncer colorretal.


Assim, a busca também é por desencorajar que qualquer pessoa com 60 anos ou mais entre em um regime de ingestão de doses baixas de aspirina. A preocupação seria o risco elevado de sangramentos que podem ser fatais.


RISCOS COM A IDADE

Essa proposta, segundo publicação do jornal The New York Times, é muito diferente das recomendações dadas há anos. Até hoje, sabe-se que o medicamento inibe a formação de coágulos sanguíneos que podem obstruir artérias.


A controvérsia é que estudos apontam um risco elevado quando o uso é regular, principalmente no trato digestivo e no cérebro, com chances que aumentam com a idade.


Entretanto, conforme uma médica que participou do estudo, mesmo com a possibilidade de sangramento, o cuidado indica que um médico deve ser consultado para definir a questão do uso.


“Nós não recomendamos que ninguém pare sem falar com um clínico, e definitivamente não interrompa se já tiverem tido um ataque cardíaco ou um derrame”, relatou uma das médicas que integram a força-tarefa.


Ao todo, 16 especialistas, todos escolhidos pelo diretor da Agência Federal de Pesquisa e Qualidade em Saúde dos Estados Unidos, fizeram parte do estudo que avaliou tratamentos preventivos.


Comentários públicos para as recomendações serão aceitos até o dia 8 de novembro. Após isso, o movimento inicial é que as orientações sejam adotadas em algum tempo depois do término deste período.


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido