Menu

Missa do Círio de Nazaré reúne centenas de pessoas na Capital

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

Ocorreu no fim da tarde deste domingo, 10, a missa de encerramento do Círio de Nazaré reuniu centenas de fiéis na Catedral diocesana de Rio Branco.


A programação iniciou nas primeiras horas da manhã sem a tradicional procissão por causa da pandemia, porém, o Círio teve uma missa solene e, em seguida, o ato reuniu os católicos em uma carreata pelas ruas do centro da capital, em homenagem à Padroeira da Amazônia.

Publicidade

Fotos: Sérgio Vale/ac24horas.com

De acordo com a fiel Isabel Teixeira, 37 anos, o Círio é um evento tradicional que não ocorreu presencialmente em 2020 em virtude da pandemia da Covid-19. Segundo ela, após o registro de mais de mil mortes pela doença no Acre, ela fez um pedido para a chegada o quanto antes da vacina da Covid-19. “Eu clamei a Deus pela vacina. Eu disse que se as mortes diminuíssem, eu iria três anos seguidos ao ato”, comentou.


O bispo Dom Joaquín Pertiñez ressaltou que a celebração para a igreja Católica tem como tema “Em vós confiamos, Mãe da vida”. “Como boa mãe, é nossa intercessora, é quem nos indica o caminho a seguir. Muitas coisas nos impedem, muita dor, muito sofrimento, mas com Maria com certeza tudo é mais fácil”.


Fotos: Sérgio Vale/ac24horas.com

A tradição do Círio de Nazaré surgiu algum tempo depois de um homem encontrar uma imagem da santa.


A esse fato são atribuídas diferentes versões. Uma das mais credíveis é baseada em um manuscrito de Dom Frei João Evangelista, quinto bispo do Pará, onde ele afirma que no final do mês de outubro de 1700, Plácido José de Souza teria encontrado uma imagem da santa perto de um igarapé localizado à margem de um córrego e decidido levá-la para casa.


Fotos: Sérgio Vale/ac24horas.com

No dia seguinte, a imagem havia desaparecido e Plácido a teria encontrado novamente no mesmo local onde a tinha visto pela primeira vez. O fato se repetiu durante dias e, assim, Plácido entendeu que a imagem deveria ser mantida no local onde sempre reaparecia, construindo ali uma pequena capela para abrigar a santa.


Fotos: Sérgio Vale/ac24horas.com

INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido