Categories: Acre Notícias Política

Em defesa dos nossos empregos

Por
Artigo

Por José Adriano


Há duas semanas venho acompanhando uma discussão de execução de contrato do DNIT, por uma empresa local, responsável por reparos na BR-364, entre Sena Madureira e Feijó.


Não me surpreende a maneira como essa empresa vem sendo tratada pelo contratante, que, neste caso, é o governo federal. Porém, sem fazer juízo de valor, é descabido a forma como se dá o entendimento e a decisão do distrato, que representa a perda de dezenas de empregos diretos e indiretos.


Não podemos concordar que a multa se justifique, penalizando ainda mais a empresa, uma vez que toda a nação brasileira tem conhecimento da situação econômica absolutamente adversa que enfrentamos, com inflação fora do controle, combustível nas nuvens, altas taxas de juros e um dos maiores índices de desemprego da região.


Nenhum contratante que ignore a realidade especulativa dos insumos do petróleo, que desequilibra a saúde financeira das empresas do setor da construção civil, pode ser levado a sério quando emite parecer obrigando a executora do contrato a cumprir o objeto.


Nossas lideranças políticas precisam entender que o custo de um quilômetro em nossa região é o mais alto do país. Isso não é novidade para ninguém. O desafio de qualquer empresa conseguir concluir um contrato desses em nossa região é responsável pela insolvência de vários empreendimentos que por aqui passaram. Não existe mágica, os números podem ser aferidos e comprovados.


Tenho imenso respeito por nossas empresas, sobretudo com aquelas que ainda insistem em concorrer nesses processos que desafiam o bom senso. O prejuízo é uma certeza, mas isso não precisa ser aceito passivamente. Há anos venho defendendo uma tabela de preços justa para a região, tendo em vista as peculiaridades do nosso solo.


Esperamos que tudo isso seja resolvido da melhor forma possível, com respeito aos nossos empresários, aos empregos que buscamos manter e com a justa reparação dos danos econômicos à construtora e à sociedade em geral.



José Adriano é presidente da Federação das Indústrias do Estado (FIEAC) e presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae no Acre


Share
Por
Artigo

Últimas Notícias

  • Acre
  • Notícias

Campeonato da Mentira tem história de arraia como vencedora no Acre

Um “causo” sobre a travessia de um Igarapé com arraias foi o vencedor do campeonato…

22/12/2024
  • Acre 01
  • Notícias

Bocalom inaugura pista de gelo na Praça da Revolução: “Sensação espetacular”

O prefeito de Rio Branco, Tião Bocalom (PL), participou neste domingo, 22, da inauguração da…

22/12/2024
  • Extra Total
  • Notícias

Cantata de Natal reúne multidão na Catedral da Igreja Batista do Bosque

A Catedral da Igreja Batista do Bosque (IBB), em Rio Branco, foi palco na noite…

22/12/2024
  • Famosos

Subsecretário de eventos do Rio confirma show de Lady Gaga em maio

A cantora Lady Gaga será a próxima atração internacional a se apresentar gratuitamente na capital…

22/12/2024
  • Destaque Entretenimento

Após cirurgia, Preta Gil está ‘estável’ e ficará na UTI nos próximos dias: ‘Conforme planejado’

Após 21 horas de cirurgia, Preta Gil segue internada na UTI do Hospital Sírio-Libanês, em…

22/12/2024
  • Editorial
  • Notícias

2025: quais elementos mostram que “agora, vai”?

O editorial do ac24horas deste domingo terá a tendência de ser desagradável. Provavelmente deve ser…

22/12/2024