Menu

Sistema FIEAC conclui implantação do programa de Compliance

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

O Sistema FIEAC concretizou, nesta semana, um importante passo em direção a uma maior transparência de procedimentos internos e externos, integridade e adoção de práticas anticorrupção em todos os seus processos e suas ações. Seguindo orientação da Confederação Nacional da Indústria (CNI), do Conselho Nacional do SESI e dos Órgãos de Controle (TCU/CGU), foi implantado na instituição o programa de Compliance.


O coordenador de Compliance (Compliance Officer) do Sistema FIEAC, Renato de Paula Lins, explica o que isso significa e destaca a importância da implantação do programa. “Com o suporte dos consultores do SENAI/SC, André Teixeira, Cassiano Biulchi e Ronaldo Rohloff, conseguimos concretizar esse processo antes do prazo estabelecido, que era o fim de 2021. É um trabalho colaborativo, com total empenho da alta direção, e queremos demonstrar para sociedade nossa preocupação em dar transparência máxima aos nossos processos”, ressalta.

Publicidade

Além do coordenador Renato Lins, também têm papel essencial dentro da estrutura do programa de Compliance do Sistema FIEAC as colaboradoras Ana Karina Amorim, responsável pela Ouvidoria, Elza Mendonça, Controle Interno, e Paula Cavalcante, líder de Auditoria Interna.


O presidente da FIEAC, José Adriano, participou, na tarde de quinta-feira, 7 de outubro, da primeira reunião do Comitê de Compliance do Sistema FIEAC. O empresário destaca o esforço da Diretoria da instituição para que o programa pudesse ser implantado.



“As organizações mais respeitadas do Brasil e do mundo estão direcionadas para o Compliance. Isso acompanha a preocupação crescente das empresas com a correção e austeridade de suas ações. Ou seja, transcende o aspecto operacional e invade os campos ético e moral. O Sistema FIEAC (FIEAC, IEL, SESI e SENAI), atento à necessidade de dar total luz e transparência aos nossos procedimentos e ações, tem buscado uma gestão cada vez mais eficiente, moderna e em conformidade com a legislação. E nossos colaboradores, vale ressaltar, são protagonistas em todo esse trabalho”, salienta José Adriano.


Saiba mais sobre o Compliance

Também chamado de Sistema de Gestão de Compliance, ou abreviadamente, Compliance, apresenta-se como mecanismo condutor da atividade de uma organização empresarial, no cumprimento das regras legais dispostas na Lei 12.846, de 1º de agosto de 2013 e no Decreto Federal 8.420, de 18 de março de 2015, valendo-se, para tal, de inúmeros atos, como: avaliação dos riscos a que está exposta a organização, comprometimento da alta direção organizacional, treinamento dos funcionários em todos os seus níveis de atuação, investigação da existência de atos ilícitos e outros mais, com a finalidade precípua de permitir a essa organização uma existência ética e produtiva em sua atuação na sociedade.


O Compliance tem como finalidade prevenir, detectar e remediar os ilícitos que, porventura, venham a comprometer o atuar de uma dada Organização Empresarial e a realiza por meio de atos, que nada mais são que obrigações firmadas entre o responsável pela aplicação do Compliance e o responsável pela Organização Empresarial respectiva, à luz das regras legais. (fonte: jus.com.br).


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido