O município de Mâncio Lima está sediando o 1º Fórum Líder do Juruá, com a participação dos cinco municípios da regional. O Fórum tem como objetivo o monitoramento dos compromissos assumidos em oito eventos realizados anteriormente para o desenvolvimento socioeconômico e tecnológico do Juruá.
“Nosso município tem muito a oferecer aos nossos visitantes quando o assunto é desenvolvimento, agricultura familiar e turismo. Este fórum é extremamente importante para o desenvolvimento da nossa região, pois se trata de uma agenda pensada conjuntamente com o setor comercial, governamental e a sociedade civil. Não tenho dúvidas que teremos um plano de desenvolvimento coeso, compatível com a nossa realidade e com a pactuação de compromissos conjuntos”, finalizou Isaac Lima, prefeito.
Os líderes, representantes do setor público, privado, comércio e terceiro setor, definiram quatro eixos temáticos para a elaboração do plano de desenvolvimento: Turismo e desenvolvimento regional, interligação dos municípios, cadeias produtivas e inovações tecnológicas com diversas estratégias para impulsionar estas áreas, levando em consideração as características locais, necessidades, carências e peculiaridades do território.
As ações definidas como compromissos regionais têm como objetivo a geração de emprego e renda com ações de curto, médio e longo prazo. O SEBRAE, promotor do Projeto Líder, irá promover ao longo do tempo os fóruns de monitoramento para a região do JURUÁ sob o olhar dos prefeitos, líderes natos por terem sido escolhidos pela população.
O Programa LÍDER (Liderança para Desenvolvimento Regional) é uma iniciativa do Sebrae que nasceu para responder à carência de uma atuação integrada entre as lideranças do poder público, entidades privadas e do terceiro setor para a promoção e desenvolvimento sustentável dos territórios brasileiros.
As lideranças são mobilizadas, sensibilizadas, organizadas e qualificadas para construção e implementação de agendas de desenvolvimento econômico para os territórios de que fazem parte.
O Projeto teve início em 2007, no Rio Grande do Sul, hoje, são mais de 70 projetos Líderes em todo o Brasil, 35 já executados e com pouco mais de 2.500 líderes formados em mais de 600 municípios. A Regional do Juruá, após oito encontros, já está na fase final de aplicação de sua Agenda de Desenvolvimento, Purus, Tarauacá e Envira já tem sua agenda pronta e, no Alto Acre está em fase de execução.
O 1º Fórum Líder da Regional do Juruá conta com a participação do deputado estadual Jonas Lima, a vice-prefeita Ângela Valente, Marcelo Macedo, representante do SEBRAE, o prefeito de Marechal Thaumaturgo, Isaac Piyãko e líderes dos cinco municípios do Juruá. Ao final do evento, que acontece na tarde desta sexta-feira (08), os líderes deverão definir estratégias e um plano de ação para agregação de novos líderes, realização de fóruns de acompanhante, gestão e monitoramento.
Trabalhadores com carteira de trabalho assinada devem receber a primeira metade ou a parcela única…
A ministra da saúde, Nísia Trindade, assinou nesta quarta-feira, 27, uma portaria que estabelece os…
Dados divulgados pelo Ranking de Competitividade dos Estados, do Centro de Liderança Pública (CLP), nesta…
Este ano, o Brasil atingiu a marca de 672 mil pacientes que se tratam com…
O ator Fábio Porchat foi mais uma das vítimas de gangue que está invadindo as…
Os 41 vereadores da CMM (Câmara Municipal de Manaus) terão subsídio mensal reajustado de R$…