Menu

A geografia da violência, mas pode ser da paz!

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

A violência no Acre começa a dar sinais firmes de recuo. Um movimento sólido em direção ao controle e diminuição de roubos, assaltos e execuções. Porém, ainda está muito longe de ser o ideal. Mas comparada aos anos anteriores, a situação é outra completamente diferente. Na capital a conjuntura é mais visível mesmo que na região do 2º distrito haja focos de resistência aos crimes.


Enquanto isso, nos Vales do Juruá e Envira a luta das forças de Segurança contra o tráfico, roubos, assaltos e assassinatos é intensa. No Iaco, Sena Madureira saiu da situação de descontrole em anos passados para uma diminuição drástica. A luta é grande também na pequena Xapuri, Epitaciolândia, Brasiléia e Assis Brasil (regiões de fronteira), onde o tráfico procura se estabelecer.


É necessário reconhecer que a situação é outra. É outra graças a gestão da Segurança Pública. Aos serviços de inteligência, as parcerias entre instituições e órgãos afins, inclusive, com outros estados e até países vizinhos. Reassumir o controle do complexo sistema prisional (em fase de execução) foi fundamental para esse bom momento. Muito embora haja muito a se fazer. Como disse, o ideal ainda está muito distante. Porém, os primeiros passos são dados na longa e difícil caminhada em direção à paz.


. A legislação eleitoral traz uma novidade que pode alterar em muito o quadro das eleições de 2022.


. O número de candidatos a ser lançados pelos partidos mudou; antes era o número de parlamentares mais de 50%.


. Melhor explicando:


. A bancada federal tem oito parlamentares; os partidos podem lançar oito mais um totalizando nove; antes eram oito mais quatro, totalizando 12.


. Muita gente que pretende ser candidato vai sobrar.


. No caso da Aleac, por exemplo, são 24 deputados mais um perfazendo 25 candidatos por partidos.


. Melhora a distribuição do fundo de campanha, mas altera o quociente eleitoral e partidário.


. Se não for fake…


. A vida aqui só é ruim/quando não chove no chão/mas se chover dá de tudo, fartura tem de porção/tomara que chova logo, tomara meu Deus tomara…


. O cristão não deve odiar as minorias, nem desprezar e humilhar pessoas de outras religiões ou quem quer que seja;


. Simples:


. Jesus mandou amar a Deus e ao próximo; eles são o próximo; o próximo é o outro, o samaritano.


. O Cristão também é próximo para as minorias, mão dupla!


. Entendes isso, servo?!


. Bom dia!