Categories: Cotidiano Notícias

Bombeiros de Xapuri recebem reforço da Força Nacional para combater queimada

Published by
Raimari Cardoso

Os Bombeiros Militares do 8° Batalhão, com sede em Xapuri, receberam apoio de uma equipe da Força Nacional e do 5° Batalhão de Epitaciolândia para controlar mais um grande incêndio em área de vegetação na zona urbana do município, nesta terça-feira (28).


Esse foi o segundo incêndio de grandes proporções ocorrido na região da entrada da cidade, nas imediações do quartel do Corpo de Bombeiros. Os focos iniciais foram combatidos no dia e noite anteriores, havendo reignição do fogo nesta terça-feira, sendo necessário reforço operacional.


Ao todo, dez militares atuaram no combate às chamas, encerrando a atuação após mais de sete horas de trabalho, extinguindo completamente os focos de incêndio no fim da tarde desta terça-feira, segundo informou por meio de nota a comandante do 8º BEPCIF, a tenente Laiza


“Para o combate, foi realizada a divisão dos militares em duas equipes, uma atuando pela extensão lateral esquerda da Estrada da Borracha, nas proximidades do Batalhão, e outra dentro da área de vegetação atingida, evitando que chegasse a residências. Foram utilizados cerca de 7 mil litros de água, além de bombas costais e abafadores”, explicou.



O incêndio, que ocorreu nas proximidades do bairro Cageacre, agravou bastante as condições do ar na cidade, que permaneceu sob uma densa cortina de fumaça na maior parte do dia.


O índice de queimadas em Xapuri e Brasiléia cresceu muito em setembro. Os dois municípios figuram entre os 10 do Brasil com mais ocorrências nas últimas 48 horas, junto com Sena Madureira, Rio Branco, Tarauacá e Cruzeiro do Sul.


Para se ter uma dimensão do aumento das queimadas em Xapuri e Brasiléia, o primeiro município tinha até o último dia de agosto apenas 68 focos de queimadas e chegou a 424 até esta terça-feira, 28 de setembro.



Os números de Brasiléia são parecidos. O município tinha 91 focos de queimadas até o fechamento de agosto e chegou a 421 durante o mês de setembro, até o dia 28.


O Acre segue sendo o estado da federação com o maior registro de queimadas nas últimas 48 horas, segundo o INPE. São 7.479 focos detectados no ano, dos quais 3.766 são do mês de setembro e 436 dos últimos dois dias.


Os dados são do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), disponibilizados no Programa Queimadas.


Share
Published by
Raimari Cardoso

Recent Posts

Vai estourar…

Não tem clima. A sensação que se tem da relação da deputada Socorro Neri com…

31/07/2024

A pesquisa

31/07/2024

Colisão entre motos deixa entregadores feridos em Rio Branco

Uma colisão entre motocicletas deixou o entregador Raimundo Cardoso de Araújo, de 48 anos, ferido…

30/07/2024

Operação em prisões do país tira 4,7 mil celulares do crime organizado

A quinta fase da Operação Mute, realizada em todos os presídios e penitenciárias do país,…

30/07/2024

Duplex de Jô Soares é vendido a R$ 11,2 milhões; veja o apartamento de luxo

O apartamento em que o apresentador Jô Soares morou abaixou o preço e segue à…

30/07/2024

Botafogo e Bahia empatam em jogo acirrado e mantêm duelo aberto na Copa do Brasil

Botafogo e Bahia fizeram um jogo bastante disputado, mas ficaram no empate por 1 a…

30/07/2024