Conecte-se agora

Guedes defende Petrobras e Banco do Brasil na ‘fila’ de privatizações dos próximos anos

Publicado

em

O ministro da Economia, Paulo Guedes, defendeu nesta segunda-feira (27) que a Petrobras e o Banco do Brasil entrem na “fila” de privatizações dos próximos anos.

Guedes deu a declaração ao participar por videoconferência do encontro “O Brasil Quer Mais”, organizado pela International Chamber of Commerce (ICC).

“Um plano para os próximos dez anos é continuar com as privatizações. Petrobras, Banco do Brasil, todo mundo entrando na fila, sendo vendido e sendo transformado em dividendos sociais”, declarou o ministro da Economia.

Guedes tem defendido as privatizações para que o governo use os recursos em um fundo contra a miséria.

Na campanha eleitoral de 2018, o presidente Jair Bolsonaro disse que “não gostaria” de ver a Petrobras privatizada. Na ocasião, declarou que a medida só seria feita “se não houver solução”.

Além disso, em 2019, o então presidente do Banco do Brasil, Rubem Novaes, disse que Bolsonaro vetou a privatização do banco.

Para o ministro da Economia, o processo de privatização não está acelerado no governo Bolsonaro, mas destacou que em dois anos e meio foram privatizados o equivalente a R$ 240 bilhões.

Paulo Guedes lembrou, ainda, a intenção do governo de privatizar a Eletrobras e os Correios. “Quem dá o ‘timing’ é a política”, acrescentou.

O ministro da Economia disse, ainda, que gostaria, no futuro, de mudar o regime previdenciário para o sistema de capitalização, rejeitado pelo Congresso Nacional em 2019. Nesse regime, os benefícios são pagos de acordo com as contribuições feitas no passado pelos próprios trabalhadores.

Redução de alíquotas de importação

Ainda no discurso, Guedes lembrou que a redução de 10% na Tarifa Externa Comum (TEC) do Mercosul já foi implementada para bens de capital (máquinas e equipamentos) e de informática, mas que deseja promover redução para todos produtos comprados pelo Mercosul — o que é rejeitado pela Argentina.

“Nossa posição é de avançar. Não vamos sair do Mercosul, mas não aceitaremos um Mercosul como ferramenta de ideológica. O Mercosul é uma plataforma de integração na economia global. Se não entregar esse serviço, vamos modernizar. Os incomodados que se retirem, pois um dia a Argentina falou isso para os outros. Vamos devolver isso para a Argentina”, declarou.

O ministro defendeu que a redução continue nos próximos anos. Segundo ele, é possível avançar em uma nova redução em 2022, se a reforma tributária passar no Congresso Nacional.

Reforma do Imposto de Renda

Guedes também voltou a defender a tributação de lucros e dividendos, cuja alíquota aprovada pela Câmara dos deputados caiu de 20% (proposta do governo) para 15%, e afirmou que busca reduzir, nos próximos anos, a tributação sobre as empresas para 20%.

Atualmente, a taxação é de 34% no Brasil. Na proposta da reforma do IR aprovada pelos deputados, a taxação ficou em 26%. O texto ainda tem de passar pelo Senado Federal para ter validade.

“Vamos para 26%. Se a arrecadação continuar subindo, vamos para 21%. O ideal é que não fosse mais do que 20%. Tudo acontece na empresa, o imposto deve ser muito baixo na empresa, deve ser de 20%. Agora na pessoa física [com a tributação de lucros e dividendos], antes de comprar avião e o seu barco, paga 15%”, concluiu.

Destaque 3

Professores selecionados em processo são convocados para entrega de documentos

Publicado

em

As Secretárias de Estado de Educação, Cultura e Esportes (SEE) e de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag), divulgaram nesta quinta-feira, 23, no Diário Oficial, três editais de convocação em processos seletivos de cadastro de reserva e para a contratação de 122 professores temporários.

Os educadores atuarão em escolas das áreas rurais e urbanas, dos municípios de Acrelândia, Brasileia, Bujari, Capixaba, Cruzeiro do Sul, Epitaciolândia, Feijó, Mâncio Lima, Porto Acre, Rio Branco, Santa Rosa do Purus, Sena Madureira, Senador Guiomard e Tarauacá.

Os profissionais irão suprir as necessidades das disciplinas de Artes Visuais, Educação Física, Ciências, Língua Espanhola, Língua Inglesa, Língua Portuguesa, História, Matemática, Geografia, Física e Química.

Cada candidato selecionado deve comparecer nos endereços descritos nos certames até o dia 4 de julho para a entrega dos documentos e assinatura do termo de contrato.

Acompanhe os editais:

EDITAL Nº 016

SEPLAG/SEE/REGULAR

EDITAL Nº 028

SEPLAG/SEE/REGULAR

EDITAL Nº 065

SEPLAG/SEE/REGULAR

Continuar lendo

Destaque 3

Com 90% dos adultos vacinados ao menos uma vez, Acre está há 2 meses sem óbito por Covid

Publicado

em

Com informações da Agência de Notícias do Acre

O Brasil vem enfrentando nas últimas semanas o que especialistas consideram uma quarta onda de contaminação da Covid-19. Em pouco mais de um mês, o país registrou uma alta de 78,3% em novos casos. Em 26 de abril, os dados mostravam uma média móvel de 14.600 novos diagnósticos. Já em 31 de maio, o número saltou para 26.032.

Apesar do aumento, o Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde do Acre (Cievs) considera a situação epidemiológica do estado estável. O estado completou nesta semana dois meses sem confirmar óbitos pela covid-19.

A última notificação pela doença foi anunciada no dia 24 de abril, quando dois idosos de 69 e 57 anos faleceram no Pronto-Socorro de Rio Branco. Mais de sessenta dias depois, o cenário epidemiológico do estado é completamente diferente. O número de óbitos, a contar do início da pandemia, estagnou em 2.002 e o número de pessoas internadas que outrora passou dos 170, nesta terça-feira, 21, é de apenas dois.

O Acre possui mais de 90% da população adulta vacinada com pelo menos uma dose da vacina, o que para o Programa Nacional de Imunização (PNI) tornou as pessoas mais protegidas contra as formas graves da doença, reduzindo consideravelmente o número de hospitalizações e mortes.

“O monitoramento é feito de forma quinzenal e estamos em uma fase de estabilidade, contudo, devido à rapidez de transmissão da doença, é um dado que pode mudar nos próximos relatórios. Seguimos alerta e monitorando”, destacou Gabriel Mesquita, chefe do Departamento de Vigilância em Saúde do Acre.

Continuar lendo

Destaque 3

Acre antecipa pagamentos de servidores inativos para dia 27 e ativos dia 28

Publicado

em

O governo do Acre antecipou para a próxima segunda-feira, 27, o pagamento dos aposentados e pensionistas referente ao mês de junho, porém, a expectativa é que o pagamento já esteja disponível em conta no sábado, 25 e para a terça-feira, 28, o pagamento dos mais de 33 mil servidores públicos ativos.

Seguindo o cronograma de pagamento, os salários estariam disponíveis apenas no dia 30 de junho. Ao todo, serão 51.266 servidores do Estado que receberão seus proventos antecipadamente, fazendo circular um montante de aproximadamente R$ 344 milhões na economia local.

Também serão realizados os pagamentos dos prêmios dos Gestores de Políticas Públicas e servidores do Instituto de Administração Penitenciária (IAPEN). Para maiores informações, os servidores podem acessar a versão digital do contracheque, por meio do endereço eletrônico www.contracheque.ac.gov.br.

Continuar lendo

Destaque 3

Governo garante que sindicância sobre mortes de crianças deve ser concluída até início de julho

Publicado

em

O governo do Estado emitiu uma nota na tarde desta terça-feira, 21, e garantiu que a sindicância que apura a morte de 10 crianças por decorrência de Síndrome Respiratória Aguda Grave (Srag). deverá ser concluída no início de julho.

A nota assinada em conjunto pela Secretaria da Casa Civil e da Secretaria de Saúde (Sesacre), se solidariza com as famílias enlutadas. “O governo reiterar seu sentimento de pesar para com as mães das crianças que foram a óbito em decorrência de Síndrome Respiratória Aguda Grave (Srag)”, diz trecho da nota.

Além disso, a gestão reafirmou que está tomando as devidas providências para evitar que fatalidades como essas venham a causar mais danos à sociedade acreana. “Foram tomadas as iniciativas de, primeiramente, ampliar o número de leitos pediátricos em Unidade de Terapia Intensiva (UTI) no estado, assim como instaurar um processo administrativo de sindicância para apurar os casos suspeitos e tomar as devidas providências administrativas referentes às crianças vítimas de Srag, que deverá estar concluído até o início do mês de julho”, destaca.

Em meio a crise, o governo diz que desde janeiro de 2019, o governo do Estado iniciou uma série de ações de gestão na Rede de Atenção Pediátrica na capital e no interior, com capacitações para o manejo clínico de doenças prevalentes na infância e intensificação das orientações relacionadas às síndromes gripais, prevendo e prevenindo diante do atual cenário das infecções respiratórias agudas. “Entre as medidas para solucionar a crise, o número de leitos em UTI’s pediátricas, que já vem sendo ampliado desde 2019, em 2022 subiu em 81,15%, sendo que o Hospital da Criança, que passou a funcionar no Instituto de Traumatologia e Ortopedia do Acre (Into), passou de 61 para 90 leitos, e o Pronto-Socorro de Rio Branco subiu de 8 para 35”.

Já no Hospital da Criança, a gestão enfatiza que dentre as medidas inclui também reforço na assistência das enfermarias, com monitores multiparâmetros, berços, camas e mesas de cabeceiras. Outro ponto abordado é que o hospital passou a funcionar com dois postos, semi-intensivo e UTI pediátrica. “Houve, ainda, a contratação de médicos, enfermeiros, técnicos em enfermagem e fisioterapeutas, foi promovida a agilidade na realização de exames em áreas diversas, atenção a pessoas com deficiência, doenças crônicas, atendimento itinerante, cirurgias eletivas, assistência ambulatorial e hospitalar e atenção psicossocial, entre outras medidas”, pondera.

Continuar lendo

Newsletter

INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* indicates required

Leia Também

Mais lidas

error: Conteúdo protegido!