Menu

Passaporte: como obter certificado que comprova imunização contra Covid

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

Quem já completou o esquema vacinal contra a Covid-19 (duas doses ou dose única, no caso da Janssen) já pode emitir o chamado “passaporte” ou certificado de vacinação no Conecte SUS, o aplicativo oficial do Ministério da Saúde. A comprovação já passou a ser cobrada, por exemplo, em espaços públicos na cidade do Rio de Janeiro e em alguns estabelecimentos de São Paulo.
Por todo o país, há municípios que passaram a exigir o documento para determinados locais ou tipos de evento. Há casos em que pode ser apresentada a própria caderneta de vacina ou um papel timbrado da secretaria municipal de saúde, como no Rio, mas o certificado emitido pelo aplicativo Conecte SUS pode servir para qualquer circunstância, e tem opções em português, espanhol e inglês.


O certificado do SUS pode, inclusive, ser usado em viagens internacionais, para onde já é permitida a entrada de brasileiros.
O g1 montou um guia sobre como obter o chamado “passaporte da vacina” pelo aplicativo do SUS.

Publicidade

No caso do Android, uma atualização do app está disponível para ser baixada na Play Store. Além do certificado, o Conecte SUS permite que cada cidadão veja em detalhes os dados da vacinação contra a Covid-19, incluindo lote do imunizante, e informações sobre os serviços do Sistema Único de Saúde (SUS).


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido