Conecte-se agora

Secretário de Saúde de Cruzeiro do Sul pede demissão

Publicado

em

O médico psiquiatra Agnaldo Lima pediu demissão da Secretaria de Saúde de Cruzeiro do Sul nesta quinta feira, 23. Segundo Agnaldo, a decisão é pessoal e ele deverá ir embora do Acre. “Voltarei para Goiânia, onde farei cursos, mas saio com sensação de dever cumprido porque Cruzeiro do Sul é a cidade do Acre que mais vacinou contra a Covid-19”, citou.

Na greve dos trabalhadores da saúde, na semana passada, os servidores pediram a saída de Agnaldo e a volta da ex-secretária Lucila Bruneta.

Mas segundo o secretário de Comunicação da prefeitura, jornalista Chico Melo, a saída do secretário não tem relação com esse fato. Por enquanto a secretária adjunta, Valéria Lima, fica no cargo até que haja a escolha de um novo nome para assumir a pasta. Segundo Chico, o prefeito ainda não tem um nome em mente para ocupar o cargo.

Na gestão de Agnaldo Lima, que é irmão do prefeito Zequinha Lima, segundo relatório divulgado no último dia 8, pelo Plano Nacional de Imunização, o município já cumpriu 99,57% da meta de vacinação de segunda dose. Até o fechamento do relatório haviam sido aplicadas 34.751 doses da meta de 34.900.

Com relação à primeira dose, Cruzeiro do Sul aplicou um total de 60.632 doses, correspondendo à 88,69% da meta de 68.361 doses.

O relatório do PNI avalia ainda as metas de vacinação tomando por base a aplicação das duas doses. Neste caso, Cruzeiro do Sul cumpriu 92,37% da meta preconizada.

Cruzeiro foi a primeira cidade do Acre a alcançar o público sem comorbidades. Também foi pioneira na imunização das pessoas com 18 e dos adolescente de 12 a 17.

“Enfrentamos uma enchente, a pandemia, abrimos o posto Mão Amiga e executamos o Programa Saúde na Comunidade. Isso me orgulha. Saio orgulhoso e grato e sigo ajudando Cruzeiro do Sul. Agradeço ao prefeito e meu irmão Zequinha pela confiança no meu trabalho”, concluiu.

Na rede

Governo anuncia início da instalação do tomógrafo no Juruá

Publicado

em

O governo do Acre iniciou nesta sexta-feira (22) a instalação do novo tomógrafo do Hospital Regional do Juruá.

Segundo o governador Gladson Cameli, esse novo tomógrafo vai atender pacientes de todos os municípios do Vale do Juruá, além dos vizinhos amazonenses que procuram atendimento em Cruzeiro do Sul.

A empresa contratada para instalação do tomógrafo segue as especificações do fabricante para garantir a segurança dos profissionais e pacientes. Após a conclusão de todas as etapas da instalação, a população terá disponível mais esse serviço, diz o governo.

“Gratidão a nossa deputada federal Jéssica Sales que destinou o recurso para a aquisição desse importante equipamento”, agradeceu o governador.

Continuar lendo

Na rede

Mâncio Lima está com surto do tipo mais agressivo da malária

Publicado

em

A prefeitura de Mâncio Lima emitiu Nota alertando os moradores para um surto de casos de malária falciparum nas localidades Tonico, Vinte e Batoque. As autoridades avisam que em caso de sintomas, as pessoas procurem as unidades de saúde para diagnóstico e tratamento gratuito.

Segundo o coordenador setor de Endemias da secretaria Municipal de Saúde, Francisco Melo, de janeiro até setembro deste ano, o registro médio mensal foi de 10 casos deste tipo de malária no município, porém em outubro, até esta quarta, 20, haviam 65 casos já diagnosticados deste tipo especifico.

Melo cita que várias medidas estão sendo tomadas para conter o surto, como busca ativa de pessoas nestes locais para a realização do teste rápido, borrifação intradomiciliar, que é uma técnica de controle vetorial; Instalação e reposição de mosquiteiros impregnados nestas localidades, além de ações de educação em saúde.

” Quanto mais cedo identificamos casos, mais rápido cortamos o ciclo de transmissão. É importante salientar a importância dos moradores e pacientes buscarem o diagnóstico. A malária só existe porque existem pessoas infectadas como fonte de infecção. Muitas vezes as pessoas não sentem sintomas, ou acham que é dengue, ou COVID, e demoram a buscar diagnóstico para malária. Nesse tempo, acabam infectando muitos mosquitos, que então infectam novas pessoas”, destaca.

A falciparum, que atinge o cérebro, é o tipo mais agressivo e grave da malária. Se multiplica rapidamente na corrente sanguínea, destruindo de 2% a 25% do total de hemácias (glóbulos vermelhos) e provocando um quadro de anemia grave. Já o tipo vivax da malária, segue em redução em Mâncio Lima.

Redução geral de malária em Mâncio Lima

Em 2006, Mâncio Lima teve o maior surto de malária de sua história, com 15.524 casos da doença, mas nos últimos anos o mal está sob controle, segundo Francisco Melo.

De janeiro a setembro de 2020, o registro foi de 1.278 casos de malária no município, sendo 422 falciparum. De janeiro a setembro de 2021 foram 711 casos de malária, sendo 94 falciparum. Uma redução de 44%.

“Nosso objetivo é seguir nesta redução de casos de malária em Mâncio Lima e por isso estamos fortalecendo as ações de prevenção e combate à doença”, relata Francisco Melo, lembrando que o aumento de casos aconteceu próximo do local onde é executado um plano de manejo madeireiro, no Ramal do Tonico.

Continuar lendo

Na rede

Prefeito Isaac busca recursos para Mâncio Lima em Brasília

Publicado

em

O prefeito de Mâncio Lima, Isaac Lima, e o Secretário Especial, Danilo Chagas, seguem em Brasília em busca de emendas individuais, especiais e de bancada para município junto a deputados e senadores do Acre.

Entre as demandas apresentadas pelo prefeito aos parlamentares estão a pavimentação e recapeamento asfáltico de ruas, aquisição de máquinas, caminhões, construção de pontes e bueiros, aquisição de instrumentos musicais para compor a banda municipal de música, construção de uma praça municipal no bairro Guarani, construção de calçadas e ciclovias, revitalização de praças, parques e jardins.

Do deputado Alan Rick, o prefeito teve a garantia de recursos na ordem de mais de R$ 1 milhão para o município. Ao parlamentar, Isaac Lima solicitou emenda parlamentar individual ao Orçamento Geral da União 2022.

“Tenho compromisso com Mâncio Lima e com a gestão do Isaac. Quero parabenizar o prefeito por cuidar para que as nossas emendas sejam aplicadas e bem executadas lá na ponta, com isso só quem ganha é à população”, citou o parlamentar.

Isaac está otimista já que em viagens à Brasília já conseguiu recursos de mais de R$ 47 milhões de 2017 até os dias atuais. São recursos frutos de emendas parlamentares e que já estão empenhados.

“Os parlamentares sabem do nosso zelo e boa aplicação dos recursos públicos, por isso estamos confiantes de que vão destinar recursos para Mâncio Lima”, citou o prefeito Isaac Lima.

Continuar lendo

Na rede

Pronto-Socorro de Covid-19 de Cruzeiro do Sul será fechado no final de novembro

Publicado

em

A Associação Nossa Senhora da Saúde – Anssau, instituição religiosa que administra os Hospitais de Campanha e do Juruá, em Cruzeiro do Sul, vai desativar o Pronto-Socorro Covid-19 no final de novembro. A secretaria de Saúde (Sesacre), já determinou a desmobilização da unidade hospitalar, mas a Anssau solicitou um prazo de 45 dias para o fechamento do PS.

O restante da estrutura hospitalar, os leitos de enfermaria e as Unidades de Terapia Intensiva – UTIs, seguirão montados, mas em quantidade reduzida. O atendimento de casos suspeitos de Covid-19 serão atendidos nas unidades de saúde do município e UPA e só em caso de necessidade de internação, os pacientes serão encaminhados para o Hospital de Campanha.

Quanto aos médicos, contratados durante a pandemia, segundo a vice-diretora clínica, Riane Araújo dos Santos , não serão demitidos. “Os médicos permanecem sendo reorganizados para o atendimento de todo o hospital”, relata.

Sala do tomógrafo pronta

A sala dentro do Hospital do Juruá, onde será montado o novo tomógrafo, já está pronta e a equipe de instalação está em Cruzeiro do Sul para a montagem do equipamento. Mas ainda não há data para o início do funcionamento do aparelho.

O tomógrafo foi entregue pelo governador Gladson Cameli no Hospital do Juruá em fevereiro deste ano. Desde então permanece encaixotado.

Casos de Covid tiveram leve aumento

Nesta quinta-feira, 21, há um total de 8 pacientes internados no Hospital de Campanha de Cruzeiro do Sul, sendo 7 na clínica e 1 na UTI. Nas últimas 24 horas foram registradas 2 internações. A unidade hospitalar já chegou a ter 1 único paciente internado.

Continuar lendo

Bombando

Newsletter

INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* indicates required

Leia Também

Mais lidas