Menu

Pesquisar
Close this search box.

INCRA no Acre alerta que produtores podem acessar crédito para atividades em lotes

BRASILEIA (AC), 03/05/2021 - Colheita de Milho / Agronegócio - Em Brasileia, no interior do Acre, já foram colhidos aproximadamente 700t somente em 2021. Esse montante, é o total colhido nas propriedades de 108 agricultores, com apoio da prefeitura, que revendem para o comercio local e para os criadores de galinhas e porcos.
Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

Os beneficiários do Programa Nacional de Reforma Agrária (PNRA) têm à disposição linhas de crédito que permitem a instalação no assentamento e o desenvolvimento de atividades produtivas nos lotes. O chamado Crédito Instalação é a primeira etapa de financiamento garantido pelo Incra às famílias


O recurso está disponível nas modalidades Apoio inicial – para apoiar a instalação no assentamento e a aquisição de itens de primeira necessidade; Fomento – para viabilizar projetos produtivos de promoção da segurança alimentar e nutricional e de estímulo à geração de trabalho e renda; Fomento Mulher – para implantar projeto produtivo sob responsabilidade da mulher titular do lote. Existem famílias que conseguem acessar os três recursos ao mesmo tempo, o que totaliza R$ 16.600 reais.

Anúncios


Moisés Barros, coordenador técnico do Programa Crédito de Instalação, afirma que o programa visa incentivar às famílias produtoras, com o objetivo de incentivar a produção e o desenvolvimento da agricultura familiar nos assentamentos. “s famílias que ainda não tiveram acesso devem procurar o Incra ou suas prefeituras para que elas passem esse cadastro para nós e possamos liberar novos recursos. Temos como exemplos os municípios de Marechal Thaumaturgo e Cruzeiro do Sul onde foram investidos, em cada um, cerca de R$ 6 milhões de reais’, afirma.


Moisés fala da importância das famílias que já tiveram acesso ao programa e ainda não conseguiram pagar o valor mínimo. “O recurso é chamado de educativo porque há um desconto de 80 a 90% do valor e esse valor que deve ser devolvido algumas famílias perderam o prazo por conta da pandemia. Para não perder o desconto, o assentado precisa realizar o pagamento até o próximo dia 30 de setembro”, explica Moisés.


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido