Menu

Petecão apresenta PL que propõe isenção do IR aos professores

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

O senador e pré-candidato ao governo do Acre, Sérgio Petecão (PSD), apresentou no Senado Federal um projeto de lei (PL) que propõe isentar de Imposto de Renda (IR) a remuneração de professores de todos os níveis, fundamental, médio e superior.


O parlamentar espera que a medida contribua para o cumprimento das metas do Plano Nacional de Educação (PNE) para a valorização salarial desses profissionais.

Publicidade

O Projeto de Lei 3.018/2021 modifica a legislação do IR (Lei 7.713, de 1988) acrescentando à lista de isenções o salário de professores na educação infantil, fundamental, média e superior, desde que em efetivo exercício.


De acordo com a justificativa do projeto, seguiram sujeitos a tributação as remunerações e rendimentos gerados por outras atividades.


“Nossa ideia é beneficiar os professores ora em efetivo exercício e incentivar o maior número possível de pessoas a migrar para o magistério”, explicou Petecão à Agência Senado.


Segundo o parlamentar, em 2014, o PNE aprovado prevê entre suas metas um prazo de seis anos para a equiparação do rendimento médio dos professores com o de profissionais com escolaridade equivalente. Porém, segundo estatística da plataforma Observatório do PNE relativa a 2020, o salário dos professores alcançava somente 78,5% da média.


“Dadas as dificuldades de avançar de modo mais consistente no cumprimento dessa meta, a isenção que propomos poderá contribuir para a valorização do ofício docente, inclusive na educação superior”, salientou.


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido