Categories: Cotidiano Notícias Política

Neném critica licitações com empresas de Manaus e pede valorização do empresariado local

Published by
Marcos Venicios

O deputado Neném Almeida (Podemos) fez uso da tribuna na Assembleia Legislativa, nesta terça-feira, 21, para alertar sobre a invasão de empresas de Manaus nos processos licitatórios e contratos com o governo do estado.


De acordo com o parlamentar, é absolutamente normal a presença de empresas de fora na prestação de serviços junto à Administração Pública, no entanto, nada parecido com o que se presencia atualmente. “É legal? Pode até ser. Mas está longe de ser justo o que o governo tem feito o empresariado acreano passar nesses últimos meses. Nada, absolutamente nada, justifica essa quantidade de empresas manauenses em nossos contratos administrativos. E se considerarmos as pouquíssimas licitações realizadas e a gigantesca ocorrência de adoção por registro de ata, fica ainda mais claro a situação de penúria que os nossos empreendedores estão passando”, ressaltou o deputado.


Na última semana, foi divulgado pelo ac24horas que a empresa Karla Gabrielle R. Marques – Eireli, sediada em Manaus (AM), venceu o pregão eletrônico realizado pelo governo do Acre para a escolha do fornecedor de almoço para pacientes e servidores das Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) de Rio Branco, com um contrato que pode alcançar o valor de mais de 1,1 milhões de reais.


Há cerca de trinta dias o site também noticiou um imbróglio envolvendo a construção do Centro Administrativo no bairro Irineu Serra.


O processo, que foi judicializado, envolvia dois consórcios, um local e um outro de Manaus. O valor do empreendimento supera 270 milhões de reais.


“Acredito que o propósito de uma gestão seja governar pensando na sua população, pensando no povo que o elegeu. Existem diversas maneiras legais de criar condições equilibradas de concorrência entre as empresas locais nos processos licitatórios, respeitando o princípio da isonomia. Mas, é preciso primeiro uma coisa essencial: basta querer. O Poder Executivo precisa provocar a circulação de dinheiro no estado. Pouco adianta ter capacidade de investimentos e alocação de milhões em emendas parlamentares se esse recurso é despejado no estado vizinho”, finalizou Neném Almeida.


Share
Published by
Marcos Venicios

Recent Posts

Taís Araújo comenta dívidas que foram parar na Justiça: ‘Erro contábil’

A atriz Taís Araujo foi prestigiar o show de Madonna no sábado (4) em Copacabana…

05/05/2024

Thales Bretas sobre os três anos da morte de Paulo Gustavo: ‘Nem o tempo cura’

No sábado, 4, o dermatologista Thales Bretas compartilhou uma mensagem para o homenagear o ator…

05/05/2024

Mulher de Stênio Garcia detalha tentativa de golpe que casal sofreu

Marilene Saad se pronunciou neste sábado (4) sobre ter contratado uma garota de programa para…

05/05/2024

Inadimplência segue caindo no Acre, mas é 0,67% maior que média nacional

A inadimplência no Brasil cresceu pelo segundo mês consecutivo, segundos os dados atualizados até março.…

05/05/2024

Produtores de café passam por oficina e dão ao Acre a 2ª maior produção do Norte

Durante essa semana, produtores de café do interior do Acre tiveram a oportunidade de participar…

05/05/2024

Madonna leva 1,6 milhão a Copacabana e supera recorde histórico dos Rolling Stones em 2006

De acordo com estimativa divulgada pela Riotur na madrugada deste domingo, o show de Madonna…

05/05/2024