Menu

Pesquisar
Close this search box.

Greve de motoristas de ônibus faz população procurar táxi-lotação em Rio Branco

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

Com boa parte dos motoristas de ônibus permanecendo em greve nesta terça-feira, 21, mesmo com liminar do Tribunal Regional do Trabalho da 14ª Região (TRT-RO) para manutenção de 90% da frota em circulação nos momentos de pico e 70% em horários normais, alguns moradores da capital acreana optaram por recorrer aos taxistas que passaram a atuar no sistema de táxi-lotação dentro da cidade.


O modelo, também chamado táxi-compartilhado, tem feito corridas com um preço de até R$ 6,00. Ao ac24horas, um dos taxistas afirmou não estar competindo com o transporte público, mas dando essa possibilidade num momento de greve. “O objetivo é atender e dar suporte à população”, garantiu, afirmando que o serviço vem sendo amparado pelo sindicato da categoria.

Anúncios


O ac24horas procurou a Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito (RBTrans), que alegou que o serviço de táxi-compartilhado vem sendo discutido há cerca de um ano na capital acreana.


Para o gestor Anízio Alcântara, tecnicamente esse sistema é ilegal, mas que perceberam na legislação de 1962, quando foram criadas as leis da categoria, que se divide em táxi-convencional, turismo, especial e lotação, que o sistema de táxi-lotação permite transportar mais pessoas de um ponto a outro por itinerário pré-estabelecido. “E isso atende a condição de trabalho que se encontra hoje. Basta que haja um entendimento”.



A RBTrans diz ter aberto portaria regulamentando o serviço de transporte, que na lei recebe a característica de coletivo, permitindo mais de uma pessoa no carro. Entretanto, houve impasse na Câmara de Vereadores quanto à portaria.


“Quando partimos para comemoração, chegou questionamentos na Câmara de que esse encaminhamento não era permitido, que existia vedação. Então o projeto foi enterrado. Nós não emitimos juízo sobre a discussão”, declara Anízio.


O superintendente torce para que haja entendimento na questão e se aprofunde até que chefe a um senso comum. “A gente espera que esse debate incorpore, até chegarmos a um transporte público coletivo de qualidade. Esse debate só será vencido com intenção de resolver o problema”, finalizou.


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido