Menu

Mais de 5% dos estudantes acreanos admitem ter usado droga antes dos 13 anos

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

Um dado extremamente preocupante foi divulgado pela Pesquisa Nacional de Saúde do Escolar (PeNSE), realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). De acordo com o resultado da pesquisa, 5,2% dos estudantes acreanos usaram droga antes dos 13 anos ou menos. A maconha lidera o consumo nesta faixa etária.


Já entre os estudantes na faixa etária entre 13 a 17 anos esse número sobe 12,5%. O número é maior entre os estudantes das escolas públicas (12,7%). Na rede privada, o número é de 8,1%.

Publicidade

A pesquisa, que se refere ao ano de 2019, revela ainda que mais de 33% dos alunos entre 13 e 17 anos já haviam fumado cigarro alguma vez na vida. O número é ainda mais assustador quando revela que mais de 18% fumou pela primeira vez antes dos 13 anos.


Já em relação à bebida alcoólica, os números não deixam de ser preocupantes. Mais da metade dos estudantes menores de idade, 55,5%, admitem ter tomado uma dose de bebida alcoólica na vida.


A pesquisa revela que os jovens conseguem bebida em sua maioria com amigos (27,6%), em festas (24%), compram ou pedem para comprar em lojas, mercados e bares (24,3%) ou com alguém da família (24,3%).


A Pesquisa Nacional de Saúde do Escolar investiga informações que permitem conhecer e dimensionar os fatores de risco e proteção à saúde dos adolescentes.


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido