Conecte-se agora

Na pandemia, Acre tem queda de mais de 55,8 mil procedimentos médicos em ambulatórios

Publicado

em

As restrições de acesso aos hospitais, o contingenciamento de leitos para o tratamento da Covid-19 e o medo de pacientes em procurar ajuda médica em função da pandemia provocaram a queda de 55.829 procedimentos médicos ambulatoriais eletivos no Acre. Esses procedimentos são aqueles não programados ou que não são considerados de urgência e emergência.

Os dados fazem parte de um levantamento do Conselho Federal de Medicina (CFM) divulgado nesta segunda-feira (13), a partir do volume de atendimentos médicos registrados no Sistema de Informações Ambulatoriais do Sistema Único de Saúde (SIA-SUS).

O estudo revela que, entre 2019 e 2020, houve uma redução de 34% na quantidade de procedimentos médicos ambulatoriais no Estado do Acre, saindo de 162.998 para 107.169. Em todo Brasil, a queda foi de 28%.

Maior percentual de redução de cirurgias do país

Ao analisar as cirurgias eletivas, hospitalares ou ambulatoriais, o Acre apresentou o maior percentual de redução de todo o país em meio à pandemia.

Conforme os dados apresentados pelo CFM, esses procedimentos caíram 58%, saindo de 50.402 em 2019 para 20.998 no ano passado. Já no país, essa redução foi de 31%.

Em todo Brasil, o CFM constatou redução de pelo menos 16 milhões de exames com finalidade diagnóstica, 8 milhões de procedimentos clínicos, 1,2 milhão de pequenas cirurgias e 210 mil transplantes de órgãos, tecidos e células.

Retomada dos atendimentos

Com o avanço da vacinação contra a Covid-19 e a consequente redução dos casos de contaminação pelo novo coronavírus e de internações, já começa a ser observada uma retomada dos atendimentos eletivos.

Ainda segundo o levantamento do CFM, com base em números oficiais do Ministério da Saúde, foram realizados 72.448 procedimentos médicos ambulatoriais eletivos no Acre durante o primeiro semestre de 2021.

Da mesma forma que os procedimentos ambulatoriais, o número de cirurgias eletivas demonstra recuperação neste ano. Ao todo, foram realizadas 9.980 cirurgias entre janeiro e junho de 2021.

Com informações da assessoria do CFM.

Destaque 4

Influencer do Acre revela que justiça de SP suspendeu retorno da filha em razão do autismo

Publicado

em

A influenciadora digital acreana Ludmilla Cavalcante, 22 anos, revelou em stories nesta sexta-feira, 3, que o pai de sua filha, que está em São Paulo, o empresário Márcio Calixto, conseguiu uma medida cautelar suspendendo temporariamente o retorno da pequena Antonella aos braços da mãe. A criança deveria retornar ao Acre nos próximos dias.

O caso ganhou repercussão nacional após a influenciadora revelar detalhes do processo nas redes sociais e lançar a campanha #JustiçaPorAntonella. Na internet, recebeu apoio de diversas mães que passaram ou passam pela mesma situação, inclusive de celebridades

De acordo com a influencer, o pai da pequena Antonella Cavalcante, de dois anos, alegou na justiça que Rio Branco não teria profissionais capazes de dar prosseguimento ao tratamento da criança, que foi diagnosticada com o transtorno do espectro autista (TEA).

Nos stories, Ludmila informa aos seguidores, que já entrará na segunda-feira, 6, com uma petição informando que existem na cidade profissionais capazes para atuar no tratamento da criança. “No pedido, ele alegou que em Rio Branco, não temos profissionais com métodos adequados para dar continuidade no tratamento dela do autismo. Eu tenho um prazo de cinco dias úteis e a advogada vai entrar na segunda com uma petição, onde iremos anexar todos os profissionais que irão ajudar ela nesse tratamento. Logo em seguida, eles têm um prazo de cinco dias e o prazo para o desembargador analisar todos os documentos é até o dia 13”, afirmou.

Entenda

Após um ano e um mês lutando pela recuperação da guarda da filha, Ludmilla Cavalcante conseguiu a guarda unilateral da filha de dois anos após decisão do Tribunal de Justiça de São Paulo. “Julgo procedente o pedido contraposto e concedo a guarda unilateral de A. C. C. B à requerida [mãe], lavrando-se o termo oportunamente para regularização”, dizem os autos.

A filha estava todo esse tempo vivendo no interior de São Paulo com o pai e ex-companheiro de Ludmilla, o empresário Marcio Calixto Bonamigo, sócio da Calixto Foods.

A influenciadora alega que foi combinado no final de 2020 que Calixto ficasse com a menina para que ela pudesse dar à luz sua segunda filha, em novembro do ano passado. Entretanto, depois que o pai recebeu a menina, deu entrada na guarda provisória.
Segundo a mãe, impedindo que a criança voltasse para o Acre.

Durante esse período, Ludmilla só tinha contato com a filha através de ligações por videochamada. Em entrevista à imprensa local, o pai da menina afirmou que não impedia o contato entre a filha e a ex-companheira.

Veja o vídeo:

Continuar lendo

Destaque 4

Processo é aberto contra servidora que fez “TIK TOK” no trabalho e gera burburinho no TJAC

Publicado

em

Uma servidora do Poder Judiciário do Acre vai passar por um Processo Administrativo Disciplinar (PAD) por ter feito publicações no aplicativo “TIK TOK”, utilizando a sede do Poder Judiciário.

A servidora, Miriane Teles Braga, possui mais de 52 mil seguidores do aplicativo e é conhecida como musa fitness. Na decisão, a presidente do TJAC, desembargadora Waldirene Cordeiro explica que o vídeo supostamente foi feito durante o horário de expediente e não tem qualquer relação com a missão do tribunal. “Estaria fazendo publicações de cunho privado em redes sociais (TIK TOK), utilizando-se da sede do Poder Judiciário do Estado do Acre e com exposição do brasão e a logomarca do Tribunal de Justiça do Estado”, possivelmente durante o expediente forense, não tendo o ato qualquer relação com a missão institucional do TJAC. Razão disso, diante de fortes indícios de violação do Estatuto dos Servi­dores Públicos Civis do Acre (arts. 166, inciso I e 167, incisos V e XVIII), e sob pena de violação da imagem Institucional do Judiciário acreano, foram os autos encaminhados à Presidência para adoção das providências porventura pertinentes”, escreveu Waldirene.

A presidente do TJAC diz ainda em seu despacho que o Poder Judiciário do Estado do Acre tem empreendido constantes ações para elevar a imagem Institucional. Portanto, a exposição indevida do brasão e da logomarca do Tribunal de Justiça em vídeo exposto nas rede sociais, sem qualquer vinculação com a função pública, in­dica a necessidade de apuração da responsabilidade da servidora. A comissão vai ter 60 dias para concluir o trabalho.

O outro lado

A reportagem do ac24horas conversou com Miriane Teles. A servidora do TJAC afirmou que vai aguardar ser notificada para definir os procedimentos e se mostrou surpresa com a abertura do PAD. “Eu estou mais surpreendida, porque já usei o TIK TOK pra fazer vários vídeos pro Instagram do TJAC. Tem vários reels, que sou eu no formato de dancinha com conteúdo educativo. Se você acessar o reels do TJAC, esses conteúdos estão lá. Caso você olhe o meu perfil no TIK TOK, provavelmente vai ter dificuldade de identificar qual é o vídeo, já que estou no estúdio, tem o painel atrás, mas as letras estão ao contrário”, explica Miriane.

Continuar lendo

Destaque 4

Pintura azul em portal cria contenda no governo: “mandei pintar, mas não de azul”, diz Gladson

Publicado

em

O governador Gladson Cameli (Progressistas) não gostou nada de saber que um dos cinco portais do Canal da Maternidade está sendo pintado nas cores azul, uma referência clara às cores do Partido Progressistas.

Ao ac24horas, Gladson afirmou que até então não sabia da nova cor que estava sendo feita sob a orientação do secretário de Infraestrutura, Cirleudo Costa. Ele revelou que sugeriu ao gestor que modernizasse a pintura no local, porém, com as cores originais. “Eu não estava sabendo disso aí não. A determinação que eu dei é que se fizesse a pintura, mas para manter, ou seja, mandei pintar, mas não de azul”, comentou.

De acordo com a assessoria do governo, o governador Gladson Cameli esteve no Ministério Público Federal (MPF) essa semana para firmar um acordo onde o governo deverá fazer um decreto, onde a identidade visual do governo deverá ser obrigada a ser seguida pela atual gestão e as próximas. O decreto está sendo feito pela Procuradoria Geral do Estado (PGE) e deverá ser publicado pelo governador ainda esse ano.

Após tomar conhecimento da declaração do governador, o secretário de infraestrutura do governo, Cirleudo Costa, explicou que os cinco portais do Canal da Maternidade estão passando por reforma e devem ganhar uma nova identidade visual, porém, ele negou que o azul representa um tom político, mas sim, de inclusão social. “Existe um conceito artístico, temos cinco arcos daquele, o governador havia pedido um tom de inclusão, então vamos fazer um mosaico, aquele primeiro com tons de azul vai homenagear o público autista. E vai ter outro de laranja e verde que remete a outras coisas”, declarou.

Cirleudo destacou que a obra está sendo desenvolvida por um arquiteto de carreira do governo, Mauro Patrick, que é autista. “Ele que está cuidando disso, temos que ter mais inclusão”, explicou.

Continuar lendo

Destaque 4

Gladson dança e se emociona ao receber título de personalidade do ano da Polícia Federal

Publicado

em

O governador Gladson Cameli (Progressistas) foi um dos homenageados em reconhecimento aos valores e personalidades de 2021, certificado concedido pela Polícia Federal do Acre. A honraria foi entregue em uma solenidade realizada no auditório da Superintendência da PF, em Rio Branco, pelo chefão da polícia no Acre, delegado Erico Barbosa Alves.

A Solenidade em reconhecimento aos valores e personalidades de 2021 é uma iniciativa da Polícia Federal no estado do Acre como homenagem, reconhecimento e valorização aos órgãos que atuam em parceria com a instituição, contribuindo assim para os resultados alcançados no presente exercício.

Em seu pronunciamento, Cameli agradeceu a honraria que, segundo ele, é prova do respeito às instituições. Relembrando os quase três anos de mandato, o governador acabou se emocionando ao lembrar da chegada do 1° lote de vacina da Covid-19, em janeiro deste ano. “Foi um momento marcante daqueles homens com mais de 18 horas de voo trazendo os imunizantes. O Poder executivo não está acima das instituições e aqui eu digo que elas fortalecidas fazem o bem para o cumprimento da democracia. Como governador, eu tenho a obrigação de incentivar para unidos possamos alcançar o maior número de pessoas possíveis”, disse o governador, que ainda dançou e tirou gargalhadas dos presentes. Em dado momento ele chorou ao se relembrar do auge da pandemia do trabalho feito pelo governo.

Em relação ao trabalho da PF no Acre, Gladson diz que o órgão tem respaldo do governo na atuação. “A Polícia Federal cumpre um papel fundamental e que tem todo respeito do poder estadual. Eu externo isso para as autoridades em Brasília, pois em parceria com as nossas polícias vamos dar uma resposta às pautas negativas”.

O Superintendente da Polícia Federal, Erico Barboza Alves, apresentou os números da atuação da Polícia Federal. Conforme os dados, a PF realizou várias operações no decorrer do ano. Somente em bens apreendidos foram mais de R$ 60 milhões. Em relação as drogas, foram mais de 40 toneladas de drogas e 175 prisões com medidas cautelares e mais de 1,5 mil indiciamentos”, destacou.

Erico destacou que o trabalho bem sucedido da Polícia Federal só foi possível graças a parceria das instituições. “Hoje é um dia de celebrar os resultados. Hoje tivemos um resultado histórico, em relação às operações especiais, foram 64 ao todo. A média nos últimos anos era de 22, nesse fizemos 64. Em média, é uma operação por semana”, destacou.

Dentre os 42 homenageados estão o presidente do Tribunal de Contas do Estado do Acre (TCE), Ronald Polaco Ribeiro, a representante do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais (Ibama), Melissa Ribeiro, o superintendente da Agência Fluvial de Boca do Acre, Paulo Sérgio Guedes, além de membros da segurança pública e delegados da instituição.

Continuar lendo

Newsletter

INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* indicates required

Leia Também

Mais lidas