Receba notícias do Acre no grupo de WhatsApp do ac24horas.
Poços secos e pouca chuva. É assim que moradores da zona rural de Rio Branco estão vivendo ultimamente neste período de estiagem. No auge do verão, eles praticamente pedem socorro. As cenas são tristes de famílias sem água tratada na comunidade Manoel Marques, distante 14 quilômetros da capital, pela Transacreana.
Por isso, um projeto de distribuição de água potável coordenado pela Defesa Civil de Rio Branco, vem atuando no local. O videomaker do ac24horas, Kennedy Santos, foi até lá para mostrar como essa distribuição vem ocorrendo a fim de salvar as comunidades da seca.
No verão, a região é uma das mais castigadas pela falta de água. Os açudes estão sem água, e em alguns poucos, imprópria para o consumo humano.
O drama é parcialmente resolvido quando caminhões pipas enchem as caixas com água potável. “É dessa forma todos os dias, uma benção ter esse serviço aqui”, disse dona Francisca Gurgel.
Conheça histórias de vida de alguns dos moradores, como a dona de casa Evailda Feitosa, que faz verdadeiro malabarismo para dividir a água com bois e vacas da fazenda ao lado da casa onde mora.
Assista ao vídeo:
Compartilhe isso:
- Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no X(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no Facebook(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no Telegram(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no LinkedIn(abre em nova janela)
- Clique para imprimir(abre em nova janela)
- Clique para enviar um link por e-mail para um amigo(abre em nova janela)