Conecte-se agora

Seca faz moradores da Zona Rural dividirem água com animais

Publicado

em

Poços secos e pouca chuva. É assim que moradores da zona rural de Rio Branco estão vivendo ultimamente neste período de estiagem. No auge do verão, eles praticamente pedem socorro. As cenas são tristes de famílias sem água tratada na comunidade Manoel Marques, distante 14 quilômetros da capital, pela Transacreana.

Por isso, um projeto de distribuição de água potável coordenado pela Defesa Civil de Rio Branco, vem atuando no local. O videomaker do ac24horas, Kennedy Santos, foi até lá para mostrar como essa distribuição vem ocorrendo a fim de salvar as comunidades da seca.

No verão, a região é uma das mais castigadas pela falta de água. Os açudes estão sem água, e em alguns poucos, imprópria para o consumo humano.

O drama é parcialmente resolvido quando caminhões pipas enchem as caixas com água potável. “É dessa forma todos os dias, uma benção ter esse serviço aqui”, disse dona Francisca Gurgel.

Conheça histórias de vida de alguns dos moradores, como a dona de casa Evailda Feitosa, que faz verdadeiro malabarismo para dividir a água com bois e vacas da fazenda ao lado da casa onde mora.

Assista ao vídeo:

video

Destaque 4

Pedreiro que fez cirurgia no cérebro perde movimentos do corpo e sofre sem alimento

Publicado

em

O pedreiro Elídio Carlos, de 56 anos, vive dias difíceis atualmente. Natural do município de Feijó, sempre teve uma vida ativa, bastante trabalhador e dedicado à família. No entanto, após ser diagnosticado com um tumor no cérebro e passar por cirurgia, teve uma mudança brusca. Poucos dias depois do procedimento cirúrgico, começou a perder os movimentos dos braços e pernas.

Hoje, não anda, não se alimenta sozinho, passa dia e noite deitado nunca cama, dependendo 100% da dedicação do filho e da irmã no dia a dia. Familiares e conhecidos ajudam na alimentação do idoso, que vem passando por necessidades financeiras.

Ele necessita de uma alimentação específica, rica em frutas e proteínas. Melão, melancia, maçã e carne são alguns dos itens que não têm chegado na residência de Elídio por falta de condições. O pedreiro ainda tem de tomar cinco medicamentos por dia, e parte são comprados em farmácia.

Foi a própria família que procurou o ac24horas para expor a situação. De acordo com a irmã de Elídio, Maria Helena, no dia seguinte da gravação, seu irmão não teria o que comer. “Deus proverá”. O filho, João Paulo lamenta: “é uma situação triste que não desejamos para ninguém. Só quem passa por isso para entender”, disse.

Aos que desejam ajudar, a família deixa o endereço: rua Tabosa, número 51, bairro João Paulo II e o número para contato: (68) 99945-1854.

Veja o vídeo:

video
Continuar lendo

Acre

A rotina pesada de treinamento dos fortões do Acre

Publicado

em

O mundo da boa forma e do corpo escultural é disputado, repetitivo e cansativo. Além disso, exige disciplina e força de vontade. O videomaker do ac24horas, Kennedy Santos, acompanhou os treinamentos de um desses grupos de fortões em uma academia de Rio Branco e mostra como é a preparação que antecede as competições.

O fisiculturismo já teve seu auge esportivo no Acre. Alguns competidores acreanos participavam de eventos em outros estados, mas o período de pandemia impossibilitou o treinamento, e agora, em 2021, os atletas estão voltando a treinar pensando em competir.

ASSISTA O VÍDEO NA INTEGRA:

video

Continuar lendo

Destaque 2

Moisés, a história do menino do Acre com síndrome de Ondine

Publicado

em

O videomaker do ac24horas, Kennedy Santos, mostra no video deste domingo, 30, a história de superação do pequeno Moisés, diagnosticado com sete meses de vida com a Síndrome de Ondine ou síndrome da hipoventilação central congênita (CCHS), uma doença genética raríssima que afeta o sistema respiratório.

A síndrome de Ondine cancela reações automáticas do corpo, como respiração e ritmo cardíaco. Uma criança com a síndrome passa o dia brincando e rindo, como qualquer criança, mas à noite tudo muda: podendo até parar de respirar devido a doença. Causada por uma mutação no gene PHOX2B localizado no cromossomo 4, a síndrome gera uma desordem no sistema nervoso central, desativando o controle autonômico da respiração.

No mundo todo a medicina tem conhecimento de 1.200 casos. No Brasil, são 50, e no Acre, o Moisés é o único caso registrado atualmente. Moisés nasceu em 2019, e de lá para cá vem surpreendendo médicos, familiares e amigos com seguidas vitórias.

No vídeo, a mãe, Raquel Santos, e o pai, Marcelo Mota, falam da rotina do filho, da notícia ao receber o diagnóstico e a opinião de especialistas acerca do pequeno Moisés.

Assista o vídeo na integra:

 

video

 

Continuar lendo

Acre 01

Venda de Rosa do Deserto vira febre em Rio Branco e atrai floristas no cultivo da planta

Publicado

em

Um trabalho que começou por acaso e acabou se tornando a principal fonte de renda de alguns produtores de Rio Branco. O cultivo da flor Rosa do Deserto vem atraindo muitos adeptos e admiradores na capital acreana.

Numa propriedade rural localizada no quilômetro 32 da BR-364, 11 quilômetros adentro no ramal Nova Aldeia, dona Márcia já conta com ajuda da nora, Nayara, para comercializar a planta.

Dois pontos de produção com viveiros que cultivam a Rosa do Deserto têm se destacado atualmente. Nos últimos tempos, se tornou febre a comercialização da espécie entre os amantes das flores raras.

O preço varia de acordo com o tamanho e variedade. O videomaker do ac24horas, Kennedy Santos, conheceu como planta tem mudado a vida de pessoas e se tornado fonte de renda, além da criação de animais.

No vídeo, é possível conhecer ainda a história de Izao, que começou sem muitas expectativas nesse ramo e hoje já possui mais de 6 mil pés da rosa. Por lá, a maioria dos clientes é composta pelo público masculino.

Veja o vídeo:

video
Continuar lendo

Newsletter

INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* indicates required

Leia Também

Mais lidas

Copyright © 2021 ac24Horas.com - Todos os direitos reservados