Menu

Seca faz moradores da Zona Rural dividirem água com animais

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

Poços secos e pouca chuva. É assim que moradores da zona rural de Rio Branco estão vivendo ultimamente neste período de estiagem. No auge do verão, eles praticamente pedem socorro. As cenas são tristes de famílias sem água tratada na comunidade Manoel Marques, distante 14 quilômetros da capital, pela Transacreana.


Por isso, um projeto de distribuição de água potável coordenado pela Defesa Civil de Rio Branco, vem atuando no local. O videomaker do ac24horas, Kennedy Santos, foi até lá para mostrar como essa distribuição vem ocorrendo a fim de salvar as comunidades da seca.

Publicidade

No verão, a região é uma das mais castigadas pela falta de água. Os açudes estão sem água, e em alguns poucos, imprópria para o consumo humano.


O drama é parcialmente resolvido quando caminhões pipas enchem as caixas com água potável. “É dessa forma todos os dias, uma benção ter esse serviço aqui”, disse dona Francisca Gurgel.


Conheça histórias de vida de alguns dos moradores, como a dona de casa Evailda Feitosa, que faz verdadeiro malabarismo para dividir a água com bois e vacas da fazenda ao lado da casa onde mora.


Assista ao vídeo:

video
play-rounded-fill

INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido