Conecte-se agora

Varejo do Acre cresce acima da média brasileira em julho

Publicado

em

Foto: Sérgio Vale/ac24horas

Em julho de 2021, o volume de vendas do comércio varejista do Acre aumentou 5,3% em comparação a junho, reafirmando a cada mês a recuperação em meio à pandemia da Covid-19.

O avanço no Acre é bem maior que o do País, já que em nível nacional o varejo aumentou 1,2%, frente a junho, na série com ajuste sazonal. Segundo a Pesquisa Mensal do IBGE, foi o quarto crescimento consecutivo desse indicador, fazendo com que o volume de vendas do Comércio chegasse ao patamar recorde da série histórica da PMC, iniciada em 2000.

A média móvel trimestral cresceu 1,1% frente ao trimestre encerrado em junho (2,2%). Na série sem ajuste sazonal, o comércio varejista subiu 5,7% frente a julho de 2020, quinta taxa positiva consecutiva. O acumulado no ano chegou a 6,6% e o acumulado nos últimos 12 meses permaneceu em 5,9%.

Além do desempenho positivo, o volume de vendas do Acre foi o oitavo maior do País naquele mês, conforme a PMC. Entre as oito atividades pesquisadas, cinco tiveram taxas positivas em julho. A alta mais intensa foi a de outros artigos de uso pessoal e doméstico (19,1%).

Tecidos, vestuário e calçados (2,8%), equipamentos e material para escritório, informática e comunicação (0,6%) também avançaram no período. Já hipermercados, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo (0,2%) e artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos, de perfumaria e cosméticos (0,1%) ficaram estáveis. Por outro lado, as atividades que reduziram o volume de vendas foram livros, jornais, revistas e papelaria (-5,2%), móveis e eletrodomésticos (-1,4%) e combustíveis e lubrificantes (-0,3%).

No comércio varejista ampliado, que inclui, além do varejo, veículos e materiais de construção, o volume de vendas cresceu 1,1% em julho, frente a junho. Esse aumento foi puxado pelo setor de veículos, motos, partes e peças (0,2%), enquanto material de construção variou negativamente (-2,3%).

Na comparação com junho, o comércio varejista teve variações positivas em 19 das 27 unidades da federação em julho, com destaque para os estados de Rondônia (17,5%), Santa Catarina (12,5%) e Paraná (11,1%). No campo negativo, as maiores quedas ficaram com os estados de Minas Gerais (-2,1%), Rio Grande do Norte (-1,5%) e Amazonas (-1,5%).

Já no comércio varejista ampliado, a variação positiva em julho foi seguida por 15 unidades da federação, sendo as principais Santa Catarina (6,7%), Paraná (6,2%) e Mato Grosso do Sul (5,3%). Entre as quedas, pressionando negativamente, destacam-se Maranhão (-2,6%), Rio Grande do Norte (-2,2%) e Sergipe (-2,2%).

Acre

Assaltante invade Gazin do centro e causa terror em funcionários

Publicado

em

Funcionários da Loja Gazin localizada na Avenida Getúlio Vargas, na área Central de Rio Branco, à 50 metros do quartel da Polícia Militar e da Secretaria de Segurança Pública, viveram momentos de terror no início da manhã deste sábado, 22, após um bandido invadir o estabelecimento comercial e roubar a funcionária da empresa.

Segundo informações da Polícia, a funcionária estava chegando na loja e ao abrir a porta para adentrar ao estabelecimento, um criminoso não identificado se aproximou da vítima fingindo ser cliente, e em posse de uma arma de fogo abordou a funcionária, a rendeu.

Durante a ação do bandido que durou aproximadamente 10 minutos, havia vários outros funcionários dentro da loja, que ao perceberem que a empresa havia sido invadida pelo criminoso correram e se esconderam nas dependências da loja. A todo momento o bandido ameaçou atirar na cabeça da mulher que entregou sua bolsa com seus pertences. O assaltante ao perceber que a situação havia saído de controle e a Polícia já havia sido chamada, desistiu de render os demais funcionários da loja e fugiu correndo com a bolsa da vítima.

“Foi uma loucura aqui dentro, nos escondemos entre os eletrodomésticos, pensávamos que o bandido iria render a todos da empresa, estamos todos muito assustados até agora. Precisamos de um policiamento melhor nos finais de semana, o centro fica deserto e não se vê uma viatura fazendo ronda na região central, e olha que o quartel fica aqui ao lado, bem como, a secretaria de segurança”, disse um funcionário.

Quando os policiais chegaram ao local, a situação do assalto já havia terminado. Os Policiais colheram as características do bandido e em seguida fizeram patrulhamento na região em busca de prendê-lo, porém ele não foi encontrado. O caso será investigado pela Polícia Civil.

Continuar lendo

Acre

Homem é baleado por cobrança de dívida na Cidade Nova, na capital

Publicado

em

Jardelson Oliveira do Carmo, de 32 anos, foi vítima de uma tentativa de homicídio após ser ferido com dois tiros em via pública na manhã deste sábado, 22. O crime aconteceu na rua Nossa Senhora da Conceição, próximo ao Campo do Atlético, no bairro Cidade Nova, no segundo distrito de Rio Branco.

Segundo informações da Polícia, a vítima estava caminhando na rua quando foi abordado por um homem supostamente identificado como Marquinhos, dono de uma oficina onde Jardelson havia trabalhado, que em posse de uma arma de fogo efetuou vários tiros na direção de Jardelson, que foi atingido com dois projéteis. Mesmo ferido, Jardelson ainda conseguiu correr até a Praça da Juventude, localizada na rua Palmeiral e pedir ajuda.

Os policiais relataram à reportagem que a possível causa da tentativa de homicídio foi que há alguns dias a vítima e o suposto autor tiveram uma discussão por causa de uma dívida de trabalho.

Populares acionaram a ambulância do suporte avançado do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), os paramédicos prestaram os primeiros atendimentos e o encaminharam ao Pronto-Socorro de Rio Branco. De acordo com o Médico do SAMU, Jardelson foi ferido com um tiro no peito que transfixou o corpo e outro no pulso esquerdo e seu estado de saúde é estável, podendo se agravar.

Policiais Militares estiveram no local, colheram informações sobre o suposto autor do crime, fizeram patrulhamento na região em busca de prendê-lo, porém não obtiveram êxito.

O caso segue sob investigação dos Agentes de Polícia Civil da Delegacia de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP).

Continuar lendo

Acre

Pároco avalia positivamente a 120ª Festa de São Sebastião, em Xapuri

Publicado

em

O padre Antônio Menezes, de 35 anos, acreano de nascimento, assumiu a Paróquia de São Sebastião, em Xapuri, logo após o Novenário do ano passado, quando o seu antecessor, Francisco das Chagas Monteiro, 67 anos, deixar o comando da Igreja Católica no município após 15 anos.

Membro do Movimento da Renovação Carismática Católica, o jovem sacerdote conduziu pela primeira uma das maiores manifestações religiosas do Acre. Em nota de agradecimento assinada junto com o diácono Adriano Lopes, ele disse que a festa deste ano foi “inenarrável” e “surreal”.

“Querida gente de Xapuri, romeiros, devotos e amigos de São Sebastião, eu nunca tinha visto algo tão inenarrável como presenciamos aqui na princesinha do Acre. Nossa festa foi surreal. Nossa palavra é gratidão a todos e a todas que fizeram tudo isso acontecer”, disse o pároco na nota de agradecimento.

Desenvolvida em meio a uma nova onda da Covid-19, a programação da festa neste ano foi muito contestada por conta da situação sanitária agravada pelo surto de gripe que atingiu o estado, assim como o restante do país. Mesmo assim, o planejamento foi mantido até a véspera do dia 20 de janeiro, ponto alto do evento.

Na noite do dia 19, durante a última das nove celebrações que antecedem o ápice da festa, após o Acre registrar mais de 1.000 novos casos de Covid-19 em apenas 24 horas, a direção da paróquia decidiu não realizar a procissão e substituí-la por uma carreata, como já havia ocorrido no ano passado.

O cancelamento da procissão não evitou, porém, que houvesse muitas aglomerações durante o período do Novenário. Durante o tradicional Bingão da Paróquia, importante evento de arrecadação da paróquia, milhares de pessoas se concentraram nas duas praças localizadas em frente à igreja.

A movimentação na cidade ainda continua anormal durante esse fim de semana, pois os marreteiros, parques de diversão e praças de alimentação possuem autorização da prefeitura para funcionar até o próximo dia 25. No entanto, a grande maioria deve ir embora a partir da próxima segunda-feira (24).

Continuar lendo

Acre

Kits de Covid-19 estão em falta nos laboratórios de Rio Branco

Publicado

em

A procura por testes de Covid-19 não afeta apenas o Sistema Único de Saúde com as unidades lotadas de pessoas em busca de descobrirem se estão infectadas pelo novo Coronavírus. Os laboratórios particulares também estão com dificuldades em atender toda a demanda por testes.

Durante esta sexta-feira, 21, a reportagem falou com os principais laboratórios da capital acreana e em todos eles não havia mais o teste RT PCR, que é o mais indicado e que é feito por meio de uma coleta de secreção respiratória. Os laboratórios informaram que os materiais acabaram por conta da alta procura e que existe apenas o teste de sorologia, que é feito mediante a retirada de sangue para posterior análise.

Apesar da falta de material nos últimos dias, os laboratórios e farmácias estão sendo fiscalizados pelo Procon do Acre após um pedido da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Acre (OAB-AC).

Pelos menos 20 estabelecimentos em Rio Branco e Cruzeiro do Sul estão sendo fiscalizados pela possível prática de preços exorbitantes.

O Procon deve divulgar na próxima semana o balanço da operação onde deve apontar se há no Acre a cobrança de preços considerados abusivos. Em caso positivo é aberto um processo administrativo e aplicadas as penalidades previstas no Código de Defesa do Consumidor.

.

Continuar lendo

Newsletter

INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* indicates required

Leia Também

Mais lidas

error: Content is protected !!