Categories: Blog do Crica Notícias Política

Candidatura única, conta que não fecha

Por
Luis Carlos Moreira Jorge

PODE ATÉ SER TENTADO, mas é muito difícil que, o grupo do governador Gladson Cameli consiga chegar na campanha eleitoral com apenas uma candidatura ao Senado. Com o agravante do governador ter prometido aos cinco postulantes que cada um deles terá o seu apoio. O fim das coligações proporcionais também empurra os deputados federais a saírem para o Senado, dada a dificuldade de montar chapas próprias competitivas para buscarem as suas reeleições. O PP, partido do governador, tem uma senadora; e para início de conversa teria que se rifada, mas não é viável por a Mailza Gomes (PP) ser a presidente da sigla. Ou então teria de ser convencida a ser candidata a estadual ou federal. Mas ela não se mostra inclinada a fazer a mudança. A Márcia Bittar já disse que será candidata em qualquer cenário. Também não vão conseguir convencer a deputada federal Vanda Milani (PROS) a recuar. A deputada federal Jéssica Sales (MDB) já teve até a manifestação nacional do MDB a favor da sua candidatura a senadora. O deputado federal Alan Rick (DEM) já comunicou à presidência do DEM que vai para o Senado. Por mais hábil que venha ser o governador Gladson Cameli, vai ficar no sonho chegar na campanha do próximo ano com apenas um candidato a senador do seu grupo. Esta é uma conta que não fecha.


DA PROMESSA PARA AÇÃO


O ALTO PREÇO das passagens sempre foi alvo de protestos dos usuários dos transportes coletivos, e calo dos prefeitos da capital. Ao baixar a passagem de 4 para 3,5 reais, o prefeito Tião Bocalon vai conseguir o que seus antecessores prometeram e nunca conseguiram, reduzir a tarifa, que sempre teve um aumento atrás do outro.


DERRUBA A IMPOPULARIDADE


E, CASO CONSIGA, como promete, zerar o preço das passagens para os estudantes, e fazer uma ampla campanha na mídia em cima dessas conquistas, o Bocalon vai derrubar sua impopularidade, que atualmente é alta.


HIPOCRISIA POLÍTICA


BASTA se buscar imagens passadas na internet e se vai ver que, os líderes nacionais evangélicos que demonizam o Lula, são os mesmos que o adoravam quando este estava no poder. E, se o Lula ganhar, de novo vão voltar a lhe endeusar. A política tem pitadas fortes de hipocrisia.


LÓGICA ADMINISTRATIVA


CHEGUEI a pôr neste espaço que, o vice-governador Rocha não conseguiria derrubar na justiça as demissões dos indicados do seu gabinete, e está se confirmando.


PRINCÍPIO BÁSICO


É um princípio basilar de que, os cargos de confiança num governo, são nomeados e demitidos por livre vontade de quem governa. Não tinha como o recurso prosperar.


BRIGA DE GENTE GRANDE


VEM BRIGA de gente grande dentro do MDB, que vai envolver os seus grupos mais poderosos, o grupo da capital contra o grupo do Juruá. Será um espatifado.


7 DE SETEMBRO


MANIFESTAÇÃO é da democracia. Quem quiser se manifestar a favor de Bolsonaro que se manifeste, e quem quiser protestar contra as suas insanidades; que o faça também, desde que sejam atos pacíficos.


PAUTAS ANTIDEMOCRÁTICAS


OS BOLSONARISTAS vão para as ruas com as pautas antidemocráticas de sempre: acabar com o STF,  intervenção militar; volta da ditadura, e voto impresso.


QUESTÃO DE TEMPO


OS DEPUTADOS aprovaram projeto que passa os servidores do Pró-Saúde para o quadro da SESACRE. Com certeza o MP vai sustentar a inconstitucionalidade da decisão na justiça, com ampla possibilidade de sucesso.


BALUARTE DA LEGALIDADE


O SENADO vem sendo um baluarte da legalidade, derrotando as pautas podres da Câmara Federal e as vindas do Planalto. O presidente da Casa, senador Rodrigo Pacheco, se projeta como presidenciável.


UMA ABERRAÇÃO


AS modificações do Código Eleitoral, propostas pela Câmara Federal são quase todas imorais, porque visam amainar crimes eleitorais e acabar com a transparência.


PONTO DE APOIO


O GOVERNADOR Gladson tem um ponto de apoio forte na ALEAC, o presidente Nicolau Junior (PP), que na sua fala mansa, pacificou as relações políticas com a Casa.


PESQUISA EM CAMPO


O PT deve colocar em campo uma ampla pesquisa de opinião pública ainda este mês, para balizar as decisões do partido para as disputas do Senado e de governador. As pesquisas do PT para a PMRB, davam a vitória do Bocalon, quando outros institutos o colocavam de fora.


NADA DECISIVO


QUANDO se registra a queda da popularidade do prefeito Bocalon nestes oito meses de gestão, não quer dizer que não possa se recuperar e surfar na popularidade. Tem muito tempo para corrigir o rumo de sua administração.


JOGO DE CENA


O BOLSONARO entrou com ação no STF para unificar para baixo os valores do ICMS cobrados pelos governadores. Jogo de cena, o petróleo é dolarizado. 


VAMOS GRITAR MITO


O botijão de gás ficará 7% mais caro, nesta semana. A energia elétrica já tinha sofrido reajuste. Vão para a rua gritar Mito, Mito, e não reclamem da trolha entrando.


FAZENDO TUDO


O presidente Bolsonaro está fazendo de tudo para o Lula ganhar mais um mandato presidencial. A cada investida contra a democracia, contra o Judiciário, sua popularidade derrete. Este pessoal que colocará no 7 de Setembro é o mesmo da “Marcha para Jesus”, não é um segmento decisivo para garantir uma reeleição.


FRASE MARCANTE


“É mais belo saber alguma coisa de tudo do que saber tudo de alguma coisa”. (Pascal)


Share
Por
Luis Carlos Moreira Jorge

Últimas Notícias

  • Extra Total
  • Notícias

Velório de Flaviano tem momento ecumênico com orações de líderes religiosos

O velório de Flaviano Mello, que ocorre neste sábado (23) no Palácio Rio Branco, contou…

23/11/2024
  • Televisão

Yudi Tamashiro e Mila Braga esperam primeiro filho: ‘A verdadeira riqueza’

Conhecido principalmente por ter apresentado o Bom Dia & Cia (1993-2022), no qual torcia para…

23/11/2024
  • Acre
  • Notícias

Jorge Viana diz que Flaviano Melo “entra para história com H maiúsculo”

Em entrevista ao ac24horas na manhã deste sábado, 23, o ex-governador Jorge Viana falou com…

23/11/2024
  • Acre 01
  • Notícias

Socorro Neri revela conversa de último encontro com Flaviano: “me convidou para voltar”

A deputada federal Socorro Neri (Progressistas) prestou neste sábado, 23, sua homenagem a Flaviano Melo,…

23/11/2024
  • Televisão

Dispensado após 43 anos, Galvão Bueno acerta primeiro trabalho fora da Globo

Com o pé já fora da Globo após 43 anos, Galvão Bueno acertou seu primeiro…

23/11/2024
  • Destaque 1
  • Notícias

Roberto Vaz afirma que Flaviano Melo aliava política com social: “administrador respeitado”

Durante o velório do ex-governador, ex-senador e ex-deputado federal Flaviano Melo, o jornalista Roberto Vaz,…

23/11/2024