Menu

Secretário de segurança visita complexo penitenciário no PR em busca de novas tecnologias

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

O secretário de Segurança Pública do Acre, Paulo Cézar, se reuniu nesta quarta-feira, 2, com o Coronel Marinho e o delegado Caricato, que ocupam, respectivamente, os cargos de Secretário de Justiça e Segurança Pública e Diretor do Instituto Penitenciário do Paraná, em uma visita ao complexo penitenciário em Piraquara (PR).


O encontro teve como objetivo conhecer novas tecnologias de bloqueio de sinal de celular e de drones utilizadas na Unidade de Segurança Máxima do Complexo, bem como os fluxos e rotinas adotadas no Centro de Internação Social da Unidade Feminina do aludido complexo de unidades prisionais.

Publicidade

O sistema de bloqueio adotado no referido complexo apresenta recursos tecnológicos superiores aos instalados atualmente nos presídios em geral, pois além de agregarem no mesmo dispositivo a possibilidade de bloqueio do sinal de celular e o de drones, provocando a queda desses equipamentos, possibilitam limitar o alcance de bloqueio apenas ao ambiente de custódia, não interferindo na radiocomunicação policial, bem como no sinal de celular nas proximidades do ambiente prisional.


Outro recurso importante é o fato da operação ser efetuada pela própria administração do sistema prisional, não carecendo da intervenção de representantes da empresa.



O mais importante está no custo benefício da solução, que possibilitará ao Acre ainda esse ano agregar ao atual sistema de interceptação instalado nas unidades prisionais acreanas a modalidade de bloqueio de drones, sem custo adicional em relação ao contrato atualmente adotado.


Na visita ao Centro Integrado Social (CIS) foi possível observar as famosas práticas ressocializadoras adotadas no Paraná, Estado brasileiro que se destaca nessas ações. O CIS apresenta dinâmica própria ancorada no estudo, trabalho e reaproximação familiar.


“Nessa ambiente, forjado com parcerias importantes como Sistema S, entidades educacionais e empresas que literalmente acreditam no processo de ressocialização, os internos estudam, trabalham e passam por dinâmicas religiosas e sociais de reaproximação da família. Ao final da agenda ficou acordado que uma equipe do IAPEN/AC estagiará no CIS/Piraquara no mês de outubro do corrente ano, a fim de adotarmos as experiências promovidas naquele espaço nas unidades prisionais acreanas”, afirmou Paulo Cezar.


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido