Menu

Corregedor-geral acusado de atrapalhar as investigações contra Frank Lima é exonerado

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

Na decisão em que acatou a recomendação do Ministério Público do Acre (MPAC) que pediu o afastamento temporário do secretário municipal de Saúde, Frank Lima e da diretora de Gestão da Secretaria Municipal de Saúde, Tatiana Mendes de Assis, por 60 dias, o prefeito de Rio Branco, Tião Bocalom (Progressistas) anunciou a exoneração do corregedor-geral do município (CGM), Jorge Eduardo Bezerra Sobrinho. O MP tinha pedido o afastamento de Jorge Eduardo por 60 dias.

Na resposta ao órgão, o prefeito afirmou que a decisão em exonerar Jorge Eduardo ocorreu após o próprio solicitar o ato de exoneração. Jorge Eduardo Bezerra Sobrinho assumiu a CGM após a exoneração da advogada Janice Ribeiro Lima. Na época, o prefeito afirmou que a decisão de substituí-la ocorreu para dar lugar a uma pessoa que iria dar prosseguimento às coisas de forma correta.

Anúncio

Na recomendação, assinada pelo promotor de Justiça Daisson Gomes Teles, o MPAC apontou que, após a realização de oitivas pela Promotoria, foram verificados fortes indícios de que o secretário e mais dois servidores públicos municipais [Jorge Eduardo e Tatiana Mendes] estariam atuando para prejudicar os trabalhos da comissão processante, responsável pelo procedimento administrativo disciplinar que apura a possível existência de atos de improbidade administrativa contra o gestor, consistentes no assédio moral/sexual praticado contra servidoras da Secretaria Municipal de Saúde de Rio Branco.

“É uma situação gravíssima que exige pronta atuação do MPAC, com investigação profunda e eficiente, sobretudo porque foi supostamente praticada por uma alta autoridade municipal. O objetivo é verificar se a conduta do gestor está dentro dos parâmetros da moralidade administrativa ou se afrontou os demais princípios constitucionais. E uma vez verificado sua ocorrência, implicará na eventual responsabilização de seus autores na seara criminal, além da prática de ato de improbidade administrativa”, afirma o promotor de Justiça no documento.

Siga o ac24horas no Google Notícias e seja o primeiro a saber tudo que acontece no Acre

Seguir no Google

Veja também

Newsletter

Fique por dentro do que acontece no Acre

Receba em primeira mão as notícias mais importantes do estado direto no seu e-mail. Política, economia, segurança e tudo que impacta a vida dos acreanos.