Humaitá goleia, Atlético vacila e disputa do Campeonato Acreano fica para última rodada

A disputa do Campeonato Acreano poderia ter sido resolvida nesta quarta-feira, 1° de setembro. Bastava o Atlético Acreano vencer e o Humaitá tropeçar e seria campeão antecipado do primeiro turno da competição.
Entretanto, o Galo Carijó vacilou e acabou empatando com a equipe do Galvez por 0 a 0, em jogo válido pela oitava rodada, na Arena da Floresta, em Rio Branco. Com o empate, o Atlético foi a 17 pontos e caiu para a vice-liderança, devido ao saldo de gols negativo. Já o Galvez se manteve na 3° colocação com 14 pontos.
Quem assumiu a porta da tabela de classificação foi o Humaitá que não tomou conhecimento do Náuas e aplicou uma goleada de 5 a 0 e chegou aos mesmos 17 pontos do Galo, mas leva vantagem no saldo de gols e por isso dorme na liderança. O Náuas caiu para a sétima posição e cumprirá tabela na última rodada.
Os gols da partida foram marcados por Marquinhos ainda na primeira etapa. No segundo tempo, o Tourão continuou melhor na partida e ampliou com Gleisson, Dodô, Aldair e André.
Próximos jogos
A disputa do campeonato está entre Humaitá e Atlético. O Tourão encara o Vasco-AC no sábado, 4, na Arena da Floresta, às 17h da tarde. Já o Galo só entra em campo na próxima quarta-feira, 8, contra a equipe do Rio Branco.
Assista Galvez x Atlético-AC (0X0)

Assista Náuas x Humaitá (0x5)

Destaque 4
Prazo determinado e valor reduzido: Projeto de Alan Rick muda regras do Revalida
O parlamentar é autor da Lei que estabeleceu a regularidade do exame

O deputado federal Alan Rick (União-AC) protocolou, nesta semana, o Projeto de Lei 1273/2022, que altera a Lei que institui o Exame Nacional de Revalidação de Diplomas Médicos Expedidos por Instituição de Educação Superior Estrangeira (Revalida), para estabelecer prazo para a divulgação da nota de corte e alterar a métrica do valor cobrado para a realização da segunda etapa do exame.
Conforme o texto, a nota de corte deve ser publicada, no máximo, até 30 dias antes da realização do exame. “Nesta última prova, realizada agora em março, a nota foi publicada dois dias antes da avaliação e os candidatos ainda foram surpreendidos com a elevação de 90 pontos, exigidos em 2021, para 99,6”, evidencia o deputado.
Outra alteração que o projeto estabelece é para o valor cobrado para a realização da segunda etapa do Revalida, que será limitado ao equivalente a 30% do valor mensal da bolsa vigente do médico-residente que hoje é R$ 4.106,09. “O valor cobrado pela inscrição na segunda fase do Revalida está muito acima do razoável diante das dificuldades que os candidatos estão passando. O valor não pode ser proibitivo!”, protesta o congressista.
A proposta aguarda despacho do Presidente da Câmara dos Deputados para definir por quais comissões irá tramitar.
Em 2019, Alan Rick foi o líder do movimento que aprovou a lei do Revalida estabelecendo a realização semestral do Exame.
Destaque 4
Gladson descarta reeleição de Mailza pelo PP e diz que Senado “está nas mãos” de Bittar
“SE ELE ME TROUXER O NOME, JÁ FAÇO O ANÚNCIO”

O governador Gladson Cameli (Progressistas) se encontrou com o senador Márcio Bittar (União Brasil) na quinta-feira, 19, e colocou as cartas na mesa sobre as eleições de 2022. De acordo com o chefe do Palácio Rio Branco, que tentará a reeleição, a indicação da vaga do senado de seu grupo político está nas mãos de seu aliado, que se articular há meses para indicar sua ex-esposa, Márcia Bittar (PL).
“Eu me reuni com o Márcio, colocamos a conversa em dia. E falei para ele que a vaga do nosso grupo ao senado está em suas mãos. O Márcio é quem vai escolher. Então, se ele me trouxer o nome hoje, amanhã eu já faço o anúncio”, disse o governador ao ser questionado pelo ac24horas.
Cameli revelou que na conversa com Bittar ficou acertado que até a próxima quarta-feira, 25, eles deverão se reunir novamente para definir a data de anúncio do candidato ao senado e também do vice. “Isso será resolvido dessa forma. Não voltarei atrás. Acordo é acordo”, disse Cameli.
Questionado sobre quem seria o candidato ao senado apoiado pelo Palácio, Camelo preferiu passar a responsabilidade para Bittar. “Ele vai decidir. A vaga é dele. Ele vai ser o meu sucessor em 2026. Ele tem influência em três partidos, acredito que vá tirar o candidato de uma dessas siglas”, ponderou.
Sobre a situação do deputado federal Alan Rick (União Brasil), que também é pré-candidato ao senado, Cameli disse que o impasse deve ser resolvido por Bittar, já que Rick pertence a sua sigla. “Eu gosto demais do Alan, meu amigo, mas isso não cabe a mim, e sim ao Márcio. Até onde eu sei existia um acordo entre a executiva nacional do PL e União Brasil para que o melhor posicionado nas pesquisas, fosse o indicado. Mas o Márcio deve resolver”, disse.
Perguntado sobre as articulações internas dentro do Progressistas que apontam que a senador. Mailza Gomes ainda se articula para ser candidata a reeleição, Cameli afirmou que isso já é uma questão resolvida. “Já está tudo resolvido com o Ciro Nogueira. O mandato da Mailza na direção da executiva estadual termina agora e já chegamos a um acordo que ela será candidata a deputada federal com todo o apoio do partido”, frisou o gestor do Estado, descartando que o seu partido terá candidato ao senado.
Interrogado sobre o vice, Gladson reforçou que o escolhido passará pelo seu crivo, mas afirmou que indicará três nomes de sua preferência e colocará para avaliação de seu grupo, sendo que a palavra final será a dele. “A palavra final será a minha. Vou indicar a lista tríplice para o nosso grupo, mas no final quem escolherá sou eu. Não quero mais bate cabeça com vice”, encerrou
Destaque 4
Prefeitura entrega notebooks para professores e anuncia implantação de fibra ótica em escolas

A Prefeitura de Rio Branco entregou, nesta quinta-feira, 19, no auditório da U: Verse, os primeiros 247 notebooks da marca HP, modelo 2022, de um total de 1.407, que serão entregues a todos os professores e coordenadores pedagógicos da Rede Municipal de Ensino. Além dos notebooks, a prefeitura também estará disponibilizando chips com acesso à internet para todos os diretores e 79 smartphones mais 320 computadores, para todas as escolas municipais, da zona urbana e rural.
No evento também foi assinada a ordem de serviço no valor de aproximadamente R$ 1.460.000, para a implantação de fibra ótica em todas as escolas da capital. Transformando, assim, Rio Branco na capital da tecnologia.
A alegria ao receber os equipamentos, estava estampada na face de cada educador. Como conta a coordenadora pedagógica Sheila Souza, da Escola Municipal Maria Silvestre de França.
“Ele é um homem honesto e tem feito o que é certo para um prefeito, neste momento. Com certeza ele está olhando a educação do município com muito carinho”.
O prefeito Tião Bocalom comemorou mais esta realização da gestão.
“Isso mostra o compromisso da nossa equipe da Educação, desde a época da campanha, de que queríamos modernizar a gestão pública, criar todas as condições para que a gente pudesse aplicar inovações tecnológicas, principalmente na Educação. E está aí o resultado. Eu tenho certeza que a nossa Educação não será mais a mesma depois desse conjunto de ações que a prefeitura está realizando”.
Nabiha Bestene, secretária municipal de Educação, reforçou as palavras do prefeito e disse ter a sensação de missão cumprida.
“É sempre uma alegria e satisfação quando a gente vê um sonho concretizado. Para nós é uma missão cumprida”, reforçou.

Sem a presença do governador Gladson Cameli, que teve uma indisposição horas antes, foi reinaugurada nesta quinta-feira (19) a revitalização das instalações da Organização das Centrais de Atendimento (OCA) de Xapuri.
Na ocasião, também foi assinada a ordem de serviço para a reforma do prédio onde funcionará a OCA de Brasiléia, que tem previsão de ser inaugurada ainda este ano.
Entre as novidades trazidas pela restauração está a instalação de uma plataforma elevatória para proporcionar acessibilidade ao ambiente superior do prédio, o que antes era possível apenas pelas escadas.
Com relação aos serviços, a novidade é a implantação do Serviço Estadual de Proteção ao Consumidor (Procon), que já passa a funcionar a partir desta sexta-feira (20). Futuramente, será implantado na cidade o Procon Municipal.
A reforma do prédio da OCA Xapuri durou cerca de 11 meses e foi a primeira intervenção efetiva do prédio desde a enchente histórica de 2015, que atingiu de maneira intensa a antiga estrutura.
A solenidade desta quinta-feira marcou também a celebração dos 12 anos de criação da OCA Xapuri, que foi inaugurada no dia 27 de maio de 2010, pelo ex-governador Binho Marques, sendo a pioneira do Acre.
A OCA Xapuri unificou serviços em um só lugar, proporcionando que em um único atendimento, o cidadão pudesse solicitar vários outros atendimentos que otimizaram a prestação dos serviços ao público.
O prédio onde funciona a OCA Xapuri faz parte do Centro Histórico da cidade e foi recuperado para acolher a população. No local, funcionava uma das duas mais movimentadas casas aviadoras do município, responsável pelo abastecimento de boa parte dos seringais da região.
Parte da cidade e do Acre, está retratada no memorial “A Limitada” que também faz parte da Central.
No ano passado, o governador Gladson Cameli assinou ordem de serviço para a reforma da OCA Xapuri, no valor de 600 mil reais, recursos oriundos do Banco Interamericano de Desenvolvimento – BID.
-
TRAGÉDIA NO SUL
Dono do Hotel Imperador Galvez, Maurício Lisboa morre em acidente
-
MAIS UM NO CHÃO
Morto a tiros, borracheiro é encontrado amarrado e amordaçado na Transacreana
-
Destaque 6
Justiça condena Ícaro a mais de 11 anos de prisão em regime fechado e Alan a 7 anos, respondendo em liberdade
-
Destaque 4
Começa nesta terça-feira o julgamento de maior repercussão no Acre nos últimos 13 anos
-
VEJA MAIS
Senac/Acre anuncia Processo Seletivo para Rio Branco
-
TUDO POR AMOR
Pedreiro descobre traição e tenta matar amante da mulher a tiros
-
Notícias
Encceja 2022: inscrições para o exame iniciam dia 24 de maio
-
Cotidiano
Hatsue, ex-ficante de Ícaro, confessa que suposta “traição” ocasionou discussão antes do acidente