Menu

Saiba como emitir certificado de vacinação contra a Covid em português, inglês e espanhol

Aplicativo Conecte Sus.
Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

Quem já completou o esquema vacinal contra a Covid-19 (duas doses ou dose única, no caso da Janssen) já pode emitir o certificado de vacinação no Conecte SUS, o aplicativo oficial do Ministério da Saúde.


O aplicativo apresentou instabilidades ao longo dos últimos dias, o que levou a Prefeitura do Rio de Janeiro a adiar para o dia 15 exigência de comprovante de vacina para frequentadores de cinemas e de academias. Na tarde desta terça-feira, tanto o site (https://conectesus.saude.gov.br) quanto o aplicativo para iOS e Android apresentavam funcionamento regular.

Publicidade

No caso do Android, uma atualização do app estava disponível para ser baixada na Play Store e, nos testes feitos pelo G1 na tarde desta terça-feira (31), a nova versão permitiu a emissão do documento.


Além do certificado, o Conecte SUS permite que cada cidadão veja em detalhes os dados da vacinação contra a Covid-19, incluindo lote do imunizante, e informações sobre os serviços do Sistema Único de Saúde (SUS).


Abaixo, o G1 explica, em 6 tópicos, o que é o aplicativo, suas principais funcionalidades e como emitir o “Certificado Nacional de Vacinação Covid-19” ou visualizar a carteira de vacinação digital:


O que é o Conecte SUS?


Como usar e fazer o cadastro?


Quem envia os dados sobre doses para o Conecte SUS?


Minha dose não entrou no sistema, o que eu faço?


O que são o certificado de vacinação e a carteira de vacinação?


Como emitir o certificado de vacinação ou a carteira de vacinação?


O certificado pode ser usado em viagens internacionais?

Publicidade

O que é o Conecte SUS?

O Conecte SUS é um aplicativo gratuito do Ministério da Saúde. Ele mostra as informações gerais de cada cidadão, como a carteira de vacinação digital e o certificado nacional de vacinação contra a Covid-19. De acordo com o histórico de cada pessoa, ele pode ainda reunir os resultados de exames laboratoriais de Covid-19, os medicamentos da “Farmácia Popular”, além de registros de doações de sangue e o acompanhamento da posição na fila de transplantes.


Você também encontra no aplicativo o Cartão Nacional de Saúde (CNS), o documento de identificação do usuário do SUS.
Atualmente, o Conecte SUS apresenta somente os dados da vacinação contra a Covid-19. Dados de outras vacinas aplicadas pelo SUS serão adicionados gradualmente, de acordo com os responsáveis pelo aplicativo.


Como usar e fazer o cadastro?

Você pode baixar o aplicativo gratuitamente no seu smartphone ou pode acessar o Conecte SUS pelo site conectesus.saude.gov.br. Há versões tanto para os sistemas operacionais iOS quanto Android.


Para acessar, é preciso ter uma conta no sistema do governo federal, que pode ser realizada com CPF e um e-mail pelo endereço https://cadastro.acesso.gov.br ou diretamente no aplicativo.


Quem envia os dados sobre doses para o Conecte SUS?

Segundo o Ministério da Saúde, as informações contidas no aplicativo são enviadas por estados e municípios pela Rede Nacional de Dados em Saúde (RNDS). As informações são disponibilizadas em até 72 horas após o envio dos registros para a rede nacional.


Isso vale também para os dados sobre as doses da vacina contra a Covid-19.


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido