Categories: Cotidiano Notícias

Prefeitura de Xapuri e Energisa são autuadas pelo ICMBio por obra na Resex Chico Mendes

Por
Raimari Cardoso
Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

O que era para ser uma simples obra de melhoramento e de implantação de postes para o programa Luz para Todos no ramal São Sebastião da Barra, em Xapuri, se transformou em um problema tanto para a prefeitura local quanto para a empresa Energisa, ambas autuadas pela Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) por conta dos serviços realizados no local.


De acordo com informações obtidas pelo ac24horas, o órgão federal considera que as intervenções feitas pelo ente municipal e pela concessionária de energia na estrada vicinal, que se localiza dentro da Reserva Extrativista Chico Mendes, são ilegais. No começo do mês de agosto, o ICMBio notificou a prefeitura a prestar esclarecimentos sobre a obra e a Polícia Federal apreendeu um trator do Estado do Acre que estava sendo usado nos serviços.


Fonte consultada pelo jornal diz que houve um alargamento exagerado e injustificado do ramal, que tinha, originalmente, cerca de três metros e que em alguns pontos passou para quase trinta. Outro detalhe destacado pela fonte é que de muitas das árvores que foram cortadas, algumas com cerca de nove anos de idade, ficaram apenas os troncos, não se sabendo que destinação tiveram os caules.

Anúncio

No que diz respeito à Energisa, a autuação pelo ICMBio se deu unicamente em razão da instalação de rede elétrica dentro dos limites da Reserva Extrativista Chico Mendes sem autorização do órgão ambiental. De acordo com a mesma informação, a licença para a realização dos serviços ia até um certo ponto do ramal, mas a empresa resolveu avançar mesmo assim.


Por meio de nota, a Energisa disse que que todas as obras do programa Luz para Todos seguem o interesse social, conforme critérios estabelecidos pelo seu Comitê Gestor Estadual, que é quem determina os locais de obra, dando prioridade às comunidades em situação de vulnerabilidade social, como domicílios em assentamentos rurais, comunidades indígenas, quilombolas e outras, localizadas em reservas extrativistas.


A Energisa também afirmou que a execução das obras definidas pelo Comitê e realizadas pela empresa seguem todos os procedimentos legais e as normas regulatórias do setor elétrico, bem como possuem todas as licenças ambientais necessárias para implantação de rede elétrica.


Na notificação feita no começo de agosto, o ICMBio diz que a via que estava sendo beneficiada pelo município se trata de um varadouro e não de um ramal. A prefeitura de Xapuri, por sua vez, alega que não promovia a abertura do ramal, mas apenas o melhoramento da via, que afirma existir desde o ano de 2010 e apresentou a licença expedida à época da abertura.


De acordo com o procurador jurídico da prefeitura, o advogado Maxsuel Maia, todas as medidas para esclarecer o caso passaram a ser tomadas pelo município antes mesmo de serem estabelecidos prazos para isso, tendo sido disponibilizada ao órgão ambiental toda a documentação relacionada com a questão, inclusive uma autorização do ICMBio para que a Energisa realizasse os serviços de implantação de energia elétrica no citado ramal.


Share
Por
Raimari Cardoso

Últimas Notícias

  • Acre
  • Notícias

Zequinha Lima faz carreata em Cruzeiro do Sul ao lado de Gladson

No dia do aniversário de 120 anos de Cruzeiro do Sul, o prefeito Zequinha Lima…

28/09/2024
  • Acre 01
  • Notícias

Marcus Alexandre garante que não vai tolerar assédio na Prefeitura: “Vai ser demitido”

O candidato a prefeito pela Coligação Bora Rio Branco, Marcus Alexandre (MDB), lamentou a postura…

28/09/2024
  • Notícias
  • Região Norte
  • Roraima

Morre candidato a prefeito de Amajari vítima de atentado

O candidato a prefeito de Amajari, município do norte do estado de Roraima, Antonio Etelvino…

28/09/2024
  • Amazonas
  • Notícias
  • Região Norte

Ministério da Justiça prorroga permanência da Força Nacional no Amazonas

O Ministério da Justiça e Segurança Pública prorrogou o prazo de permanência da Força Nacional…

28/09/2024
  • Televisão

Marília Gabriela diz que não faz mais sexo: “Foi bom enquanto durou”

A jornalista Marília Gabriela afirmou, em entrevista à apresentadora Astrid Fontenelle, que não faz mais…

28/09/2024
  • Extra Total
  • Notícias

TV Gazeta faz últimos ajustes para debate com candidatos a prefeitura de Rio Branco

Na manhã deste sábado (28), técnicos, jornalistas e diretoria da TV Gazeta (11.1) se empenharam…

28/09/2024