Menu

Pesquisar
Close this search box.

Fundhacre diz que material descartado não é radioativo

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

Após circular nas redes sociais na manhã desta terça-feira, 31, em Rio Branco, a imagem do que seria parte de uma máquina de Raio-x que teria sido descartada de maneira irregular nas proximidades da Fundação Hospitalar do Acre (Fundhacre), na capital acreana, a direção da unidade de saúde se pronunciou.


De acordo com João Paulo Silva, presidente  da Fundação Hospital, o material encontrado não produz quaisquer radiações, pelo fato de não ter em seu componente de geração a passagem de corrente elétrica potencial, sobretudo por não está portando no seu interior ampola de vidro ou metal.

Anúncios


“Não há produção de radiação pelo material. É salutar informar que não há veracidade em informar que o material produziria risco à população, sobretudo a comunidade que convive nas mediações da Fundhacre, logo, a denúncia não tem fundamento. Com efeito, as peças que produziriam um acidente radioativo também não estão nos moldes do equipamento encontrado”.


O presidente da unidade hospitalar disse ainda que o material encontrado é apenas uma estrutura inutilizável. “O material encontrado não é césio e nem se assemelha ao elemento químico. O material é apenas uma estrutura inutilizável, que já foi retirado do ambiente hospitalar”, explica.


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido