Conecte-se agora

Fies 2021.2: convocações da lista de espera são prorrogadas 

Com a mudança no cronograma estudantes podem ser chamados até 17 de setembro 

Publicado

em

As convocações de pré-selecionados da lista de espera do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), do período 2021.2, foram prorrogadas pelo Ministério da Educação (MEC). Com a mudança, o prazo que terminaria nessa terça-feira (31) segue até 17 de setembro de 2021.

Portanto, os candidatos que integram a lista de espera devem acompanhar as convocações pelo site do Fies, utilizando seu login de inscrição, ou conferir o site da instituição de ensino superior para qual se inscreveram e conferir se foram pré-selecionados. 

Após a convocação, os estudantes devem fazer o complemento das informações, em até três dias úteis, na própria página do financiamento e, posteriormente, deverão entrar em contato com a Comissão Permanente de Supervisão e Acompanhamento (CPSA) para a entregar documentos para validação.

Com a validação realizada pela CPSA, os pré-selecionados têm até 10 dias, após o 3º dia da validação, para procurar o banco parceiro do Fies e firmar o contrato. 

Sobre o Fies

O Fundo de Financiamento Estudantil, popularmente conhecido pela sigla Fies, é um programa do governo que oferta crédito estudantil na modalidade a juro zero para estudantes com renda familiar de até três salários mínimos. A outra categoria é a do P-Fies, que atua com a distribuição de vagas com juros que variam conforme os bancos, essa é direcionada para estudantes com renda familiar máxima de cinco salários mínimos.

A classificação no processo seletivo do Fies é feita com base nas notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). O estudante pode se candidatar usando nota de qualquer edição da avaliação a partir de 2010, desde que o candidato tenha obtido uma média igual ou superior a 450 pontos na soma das provas objetivas e não tenha zerado a redação.

Fonte: Agência Educa Mais Brasil

Destaque 4

Aparelhos de eletrocardiograma descalibrados comprometem atendimento em Tarauacá

Publicado

em

Um paciente, que prefere não ser identificado, procurou o ac24horas para denunciar a falta de exame de eletrocardiograma no Hospital Sansão Gomes no município de Tarauacá. O paciente relatou que foi à unidade hospitalar achando que estava com princípio de infarto e foi informado pelo profissional médico que o atendeu que não seria possível fazer o exame, mesmo sendo vital para se descobrir se há algum problema cardíaco. O eletro é muito utilizado para flagrar arritmias e taquicardias ou bradicardias, quando o peito bate rápido ou devagar demais, respectivamente. Mas é um teste inicial. Ou seja, ele aponta possíveis suspeitas, que devem ser confirmadas com outros exames.

“Eu fiquei muito preocupado porque a própria médica me disse que infelizmente não poderia pedir um eletrocardiograma, já que os equipamentos que fazem os exames estão há meses sem conserto”, afirma.

O ac24horas procurou o diretor geral da unidade, Francisco Assis, que confirmou o problema para realização dos exames. “Na verdade, nós temos dois aparelhos que estão funcionando. O problema é que os profissionais que realizam o exame perceberam que em alguns resultados têm acontecido interferências anormais e para não gerar nenhuma tomada errada de decisão nas análise clínica dos médicos foi decidido pela suspensão dos exames. Eu já entrei em contato com a empresa responsável pela manutenção e eles devem chegar aqui amanhã para fazer a calibragem dos aparelhos. Nossa expectativa é que até sexta esses aparelhos já estejam funcionando perfeitamente”, disse.

Continuar lendo

Cotidiano

FIEAC apoia realização da Xapuri Rural Show

Governo e outras instituições do setor produtivo também são parceiros da feira que acontece neste fim de semana

Publicado

em

A Federação das Indústrias do Estado do Acre (FIEAC), o Governo do Estado e outras instituições do setor produtivo, como Federação da Agricultura e Pecuária (FAEAC) e Sebrae são parceiros na realização da primeira edição da Xapuri Rural Show, feira que acontece neste fim de semana, nos dias 24, 25 e 26 de junho, no Polo Industrial de Xapuri.

Representantes de instituições parceiras e do Governo do Acre estiveram reunidos na tarde de terça-feira, 21, para discutir detalhes do evento. Estiveram presentes o presidente da FIEAC em exercício, João Paulo Pereira; os secretários de Estado Assurbanípal Mesquita (Seict); Edivan Azevedo (Sepa); o presidente da FAEAC, Assuero Veronez; Mauro Marcelo, do Senar; a diretora-técnica da Casa Civil, Glória Melo, e o consultor do Sebrae, Clóvis Consoli; remotamente, participou a presidente do Sindicato de Produtores Rurais de Xapuri, Audilena Novaes.

João Paulo Pereira destaca que o Sistema FIEAC levará para a feira a Unidade Móvel de Marcenaria do SENAI. “Estamos felizes por participar deste evento que será muito importante para Xapuri e região. Haverá muitas atrações e rodadas de negócios, reunindo empresários, produtores rurais e acreditamos que será uma feira de sucesso”, frisou.

Para o secretário Assurbanípal Mesquita, o estado contribui para a promoção da Xapuri Rural Show visando aquecer a economia do município, gerando negócios, postos de trabalho e renda. Já o titular da Sepa, Edivan Azevedo, ressalta que o evento demonstra que a vocação do município como um todo é agricultura e pecuária. “Ou seja, o agronegócio e a Xapuri Rural Show vêm selar esse compromisso do Governo do Estado em apoiar a iniciativa privada, quer seja na produção como também nos eventos”, acrescentou.

A primeira edição da Xapuri Rural Show terá início nesta sexta-feira, dia 24, às 13h, com uma cavalgada. A programação do evento inclui rodeio, motocross, prova de laço, palestra, encontros empresariais e rodada de negócios, prova de ciclismo, concurso de rainha do rodeio, shows musicais e outras atrações.

Assessoria FIEAC

Continuar lendo

Cotidiano

Governo do Acre promete ação contra queimadas e desmatamento ainda em junho

Publicado

em

A Secretaria do Meio Ambiente e das Políticas Indígenas (Semapi) promoveu palestras nessa semana em alusão ao mês do Meio Ambiente em parceria com o Corpo de Bombeiros Militar do Acre (CBMAC). No entanto, afirmou ao portal Agência de Notícias do Acre que ainda não iniciou as ações referentes ao cronograma de o combate ao desmatamento e queimadas.

Ainda assim, o órgão garante que essas execuções serão realizadas ainda neste mês de junho. O governo informou que todas as secretarias estaduais estão orientadas a monitorar e coibir as ações de queimadas, desmatamentos e outras possíveis infrações ambientais.

As palestras ministradas sobre Sistema de Comando de Incidente Aplicado pelo CBMMS nos Incêndios Florestais no Pantanal e Fogo no Pantanal: Prevenções, Combate e Desenvolvimento Sustentável, tiveram objetivo de apresentar medidas de prevenção e combate, além da exemplificação de práticas sustentáveis.

O tenente Freitas Filho, do CBMAC, explicou alguns termos técnicos da área, como “foco de calor”, que é um evento identificado por satélites que orbitam entre 700 e 900 km da terra. Os focos detectados têm temperatura superior a 47° C. Um incêndio pode gerar vários focos de calor, a depender da extensão e da configuração do evento detectado.

Já a queimada é o uso do fogo como técnica para manejo de áreas, geralmente para limpeza de terrenos para agricultura ou outros fins similares. O objetivo é limpar áreas e nutrir o solo com as cinzas resultantes da ação.

Continuar lendo

Cotidiano

Moradores ateiam fogo em terreno baldio e causam princípio de incêndio em Rio Branco

Publicado

em

Na tarde desta quarta-feira, 22, um princípio de incêndio foi registrado nas imediações da Rua Rio Grande do Sul, em Rio Branco, mais precisamente em um terreno baldio.

Segundo informações repassadas ao ac24horas, as chamas “densas” foram ocasionadas pelos próprios moradores da região que, na tarde de hoje, decidiram pôr fogo em pneus desgastados.

Em seguida, uma equipe do Corpo de Bombeiros foi acionada e controlou o fogo no local para não se espalhar nas residências próximas ao local.

Continuar lendo

Newsletter

INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* indicates required

Leia Também

Mais lidas

error: Conteúdo protegido!