Após repercussão negativa, malharia modifica arte em alusão a “fuzilamento de petistas”

A malharia Ponto Sem Nó, em Rio Branco, resolveu pôr fim à polêmica da confecção de camisetas em alusão a declaração do presidente da República, Jair Bolsonaro, feita quando estava em campanha eleitoral no Estado, em 2018. Na ocasião, o militar citou que iria ‘fuzilar a petralhada do Acre’.
A publicação foi apagada das redes sociais no início da noite desta terça-feira, 31. Na nova postagem, a malharia modificou a arte e retirou a parte do tripé que fazia referência ao fuzil e deixou apenas as cores da bandeira do Acre e a imagem do militar.
A publicação gerou polêmicas, tanto que o presidente do Partido dos Trabalhadores (PT), Cesário Braga, usou as redes sociais no intuito de lamentar a atitude da empresa Malharia Ponto Sem Nó. Segundo o petista, a atitude de Bolsonaro foi um ato criminoso e de desrespeito e incitação ao ódio e à violência”,
As camisas são confeccionadas nas cores amarela, preta e verde e visam a manifestação prevista para o dia 7 de setembro, no Acre e em todo país.

Na madrugada desta segunda (20), um homem, de 31, e um adolescente, de 13 anos de idade, compareceram à Unidade Operacional da PRF em Rio Branco/AC, em uma bicicleta, para comunicar um suposto crime.
De acordo com o relato dos indivíduos, o adulto teria escapado de uma tentativa de homicídio, no Ramal do Benfica, onde quatro homens, na posse de arma de fogo, ameaçaram-no de morte e tiraram dele a tornozeleira eletrônica, por ser monitorado da justiça e possivelmente participar de uma organização criminosa rival.
O homem disse que conseguiu fugir pela mata e horas depois chegou nas proximidades da casa do adolescente, seu conhecido. O jovem o teria acolhido e socorrido até a PRF para solicitar apoio.
Ambos, vestidos apenas com bermuda e chinelos, sendo que o adulto usava ainda um lenço, compareceram à Unidade Operacional da PRF, no bairro Santa Cecília e foram socorridos. O homem tinha marca física da tornozeleira em uma das pernas.
Os socorridos foram levados para a Delegacia da Criança e Adolescente Vítima (Decav), ainda funcionando no bairro Cadeia Velha, e o caso será investigado pela Polícia Civil. O Conselho Tutelar também foi acionado e está acompanhado o caso.
Os pais do adolescente poderão responder pelo crime de abandono de incapaz. Este é um crime previsto no Código Penal brasileiro, em seu capítulo dos crimes de periclitação da vida e da saúde, especificamente no artigo 133. Com pena de detenção de 6 meses a 3 anos para quem tem o dever de cuidado.

Já tem alguns anos, após investimentos em seu campus, que a Universidade Federal do Acre (UFAC) se tornou um ponto de lazer e encontro das famílias da capital acreana.
Com poucas opções gratuitas de lazer, o espaço é usado para caminhadas, corridas, ciclismo, piqueniques e visita ao lago, que tem como atração as capivaras, jacarés, tartarugas e pirarucus.
No entanto, uma mudança promovida pela administração da UFAC tem deixado famílias insatisfeitas. É que a partir do meio dia de todo domingo, o espaço é fechado e quem quer desfrutar do campus da Ufac é impedido de entrar. Um segurança informa que apenas pessoas autorizadas podem passar nas tardes de domingo.
“Isso é um absurdo. Aqui é um espaço público, que é mantido com o nosso dinheiro. Eu nunca soube de uma notícia de que alguém tenha vindo para cá e tenha feito algum dano. Tudo mundo vem só pra aproveitar”, afirma o autônomo Carlos Rodrigues.
O ac24horas entrou em contato com a Universidade Federal do Acre que confirmou o fechamento dos portões nas tardes de domingo. De acordo com a instituição de ensino, o motivo é econômico. A Ufac iinformou que a decisão foi tomada por causa da necessidade de redução de custos, já que a instituição ainda trabalha com o orçamento reduzido.

Foto: Ascom/Ufac
Durante uma reunião ocorrida entre a reitoria da Universidade Federal do Acre (Ufac) e representantes do Conselho Federal de Farmácia (CFF) na última semana, a reitora da instituição Guida Aquino, e o vice-reitor Josimar Ferreira, apontaram diversas pautas, entre elas a possibilidade da oferta, pela Ufac, de um curso de graduação na área de farmácia.
Os representantes dos conselhos foram procurados para ajudar nessa tarefa. “Há uma demanda grande do mercado por profissionais farmacêuticos, principalmente no interior do Estado”, disse Isabela, do CFF.
Outra pauta debatida foi a construção do Hospital Universitário (HU) e o apoio do CFF e do CRF-AC. As farmacêuticas confirmaram a presença no ato. Também participaram da reunião a pró-reitora de Graduação, Ednaceli Damasceno; o diretor do Centro de Ciências da Saúde e do Desporto, Carlos Frank Viga Ramos; e a professora do curso de Saúde Coletiva, Marta Adelino da Silva.

O Governo Federal retomou nesta segunda-feira (20) o programa Mais Médicos para o Brasil, com a abertura de 15 mil novas vagas. Até o final de 2023, serão 28 mil profissionais fixados em todo o país, principalmente nas áreas de extrema pobreza.
Com isso, mais de 96 milhões de brasileiros terão a garantia de atendimento médico na atenção primária, porta de entrada do SUS.
Esse primeiro atendimento, realizado nas Unidades Básicas de Saúde, é responsável pelo acompanhamento da situação de saúde da população, prevenção e redução de agravos. Preencher os vazios assistenciais que, desde 2018, deixaram de ser atendidos pelo governo anterior, é uma forma de resgatar o direito e o acesso da população à saúde.
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva comemorou a retomada do programa. “Nesse momento, o foco está em garantir a presença de médicos brasileiros no Mais Médicos, um incentivo aos profissionais do nosso país. Se não houver quantitativo, teremos a opção de médicos brasileiros formados no exterior. E, se ainda assim não tivermos os profissionais, optaremos por médicos estrangeiros. O nosso objetivo não é saber a nacionalidade do médico, mas a nacionalidade do paciente, que é um brasileiro que precisa de saúde”, defendeu. “Dois tipos de pessoas vão ser atendidas: a própria população e, em segundo lugar, os médicos que vão trabalhar e os prefeitos das cidades pequenas do nosso país, que muitas vezes não conseguem contratar profissionais”, acrescentou o presidente Lula.
-
SOLIDARIEDADE
Dono de autoescola no Acre doa CNH a jovem que vende jujuba em semáforo
-
Cotidiano
PF pediu afastamento de Gladson, prisões de pai e irmão, mas MPF e STJ negaram
-
Destaque 7
Justiça nega pedido para impedir construção de estrada que liga Manoel Urbano e Santa Rosa
-
Destaque 6
Bueiro cede na BR-364 e deixa o Acre isolado por terra
-
ASSISTA AO VÍDEO
Com problemas desde o nascimento, garoto João Paulo precisa de ajuda para ter casa própria
-
PROMOÇÃO
Passagens aéreas para Fortaleza por R$ 251 (ida e volta) na Semana do Consumidor
-
Destaque 4
Acusado de tráfico de mulheres no Acre é preso no Ceará por atuar ilegalmente como médico
-
Destaque 4
Justiça condena Hitalo Marinho a 31 anos de prisão pela morte de Adriana Paulichen