Indígenas da etnia Hone Katukina, que vivem a cerca de 70 quilômetros de Cruzeiro do Sul, vão fechar a BR-364 na próxima quarta-feira, 1° de setembro, data enquanto o Supremo Tribunal Federal (STF) irá votar a lei do Marco Legal. O líder Adriano Katukina diz que a interrupção do tráfego da rodovia federal será um ato de protesto contra a lei e convida outros povos indígenas e lideranças para participar do protesto de fechamento da estrada que liga a região do Juruá ao restante do Acre.
O fechamento vai durar o dia todo, segundo Adriano Katukina. “Não estamos protestando contra o governo estadual ou municipal, e sim contra o Marco Legal, que não reconhece os direitos que nossos ancestrais lutaram para conquistar. É uma luta por todos nós indígenas do Brasil e pelas futuras gerações”, explica, que pede desculpas para quem precisa usar a BR. “Não queremos prejudicar ninguém”, relata.
O marco temporal, que é defendido por ruralistas, define que terras do Brasil só podem ser reivindicadas por etnias indígenas caso tenham sido ocupadas antes da Constituição de 1988. Em protesto contra a aprovação da medida, indígenas de várias etnias e estados aguardam a votação na Praça dos Três Poderes. A votação já foi adiada pelo STF em duas ocasiões.
Um acidente de trânsito que aconteceu nesta terça-feira, 26, em Guajará, no Amazonas, próximo a…
O clima de festa e solidariedade no jogo beneficente “MC Daniel, Marcão e Amigos Contra…
O estádio do Arena da Floresta, em Rio Branco, voltou a ser palco especial na…
O clima de solidariedade e celebração marcou o encerramento do jogo beneficente “MC Daniel, Marcão…
O governo do Estado do Acre, com aval do governador Gladson Cameli (PP), anunciou nesta…
O governador Gladson Cameli (PP) assinou nesta terça-feira (25) uma ordem de serviço no valor…