Menu

Terceira dose será prioridade para idosos acima de 70 anos

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

A Secretaria Estadual de Saúde do Acre (Sesacre) emitiu uma nota técnica nesta quinta-feira, 26, explicando quem será o público alvo para a terceira dose contra a Covid-19, anunciada pelo Ministério da Saúde.


Segundo a pasta, a dose de reforço, tem previsão de início para o dia 15 de setembro, apenas em idosos acima de 70 anos, com mais de 6 meses de aplicação da segunda dose e pessoas com alto grau de imunossupressão, cujo levantamento será enviado pelo Ministério da Saúde.

Publicidade

A decisão ocorre após estudos indicarem que pessoas com mais de 70 anos e imunossuprimidos apresentam uma resposta imune ao coronavírus inferior em relação a outros indivíduos, mesmo após terem completado o regime vacinal. É por conta disso que o Ministério da Saúde anunciou a aplicação de uma terceira dose da vacina, buscando uma forma de reforço à proteção.


Na nota técnica, a Sesacre estima que 30 mil idosos deverão receber a terceira dose de reforço. Segundo a pasta, se enquadram em alto grau de imunossupressão, portanto, poderão receber mais uma dose aqueles que tenham:


I – Imunodeficiência primária grave;


II – Quimioterapia para câncer;


III – Transplantados de órgão sólido ou de células tronco hematopoiéticas (TCTH)


em uso de drogas imunossupressoras;


IV – Pessoas vivendo com HIV/Aids com CD4 <200 céls/mm3;


V – Uso de corticoides em doses ≥20 mg/dia de prednisona, ou equivalente, por ≥14 dias;


VI – Uso de drogas modificadoras da resposta imune (vide tabela 1);


VII – Pacientes em hemodiálise;

Publicidade

VIII – Pacientes com doenças imunomediadas inflamatórias crônicas (reumatológicas, auto inflamatórias, doenças intestinais inflamatórias).


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido